Programa ‘Saúde do Homem’ atrai grande público na UBS Antônia Correa em Guaraí

Um grande público compareceu a edição do programa “Saúde do Homem – Uma partida que estamos vencendo”, realizada na noite desta quarta-feira (22), em Guaraí. A ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônia Correa, localizada no Setor São Luís. Na ocasião, foram oferecidos diversos serviços em horário alternativo. O objetivo é atender pessoas do sexo masculino de todas as idades que não tem tempo para procurar atendimento médico.

O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que incentiva o homem a cuidar da sua saúde, facilitando o acesso a consultas de rotinas, atendimentos mais especializados, atualização de vacinas e tratamentos odontológicos.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Marlene de Fátima Sandri Oliveira, vários homens comparecem para a realização de consultas e exames. Por meio desta ação tem sido possível identificar problemas de saúde que podem agravar se não forem detectados precocemente. “A partir do momento que essas doenças são detectadas a chance é maior de tratamento e cura”, explica.

Para Marlene de Fátima, o programa vem apresentado resultado. “Os homens estão cuidando mais da sua saúde, buscam o serviço público de saúde para realização de consultas de rotinas ou acompanhamento de doenças que foram detectados em ações anteriores”, ressalta.

O Programa oferece atendimento das 19h às 22h por uma equipe multidisciplinar de profissionais da Saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, cirurgiões dentistas, técnicos de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e estagiários.

Atendimentos

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, nesta edição do programa foram realizados 373 atendimentos, sendo 56 consultas médicas, 98 atualizações de vacina, 107 testes rápidos e 113 atendimentos de saúde bucal.

Programa premiado

O Programa “Saúde do Homem – Uma partida que estamos vencendo”, foi premiado como destaque entre mais de 300 iniciativas apresentadas durante a XV Mostra Aqui Tem SUS, realizada em 2018 em Belém do Pará. O Programa, que é realizado mensalmente em Guaraí, foi implantado em abril de 2018 e já atendeu mais de 500 homens no ano passado.