População de Guaraí começa a receber próteses dentárias do Projeto Excelência no Sorriso

A Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, começou a atender os primeiros selecionados para o início dos procedimentos de implantação das próteses dentárias. Os contemplados foram cadastrados pelo Projeto Excelência no Sorriso, que teve o lançamento na manhã da última sexta-feira (28), na Unidade Básica de Saúde José Coelho dos Santos, na avenida Tocantins.

Dona Izabel Dias Vargas dos Santos, 60 anos, chegou às 7 horas na Unidade de Saúde e não escondia a alegria e ansiedade para usufruir de uma prótese. “Estou muito feliz e me sinto honrada por ter sido contemplada. Eu sinto mastigação errada, as vezes até mordendo a língua. Já havia tentado colocar uma prótese no serviço particular, porém não tive condições financeiras para investir”, alegou a aposentada, moradora de Guaraí há cerca de 35 anos.

O projeto de reabilitação oral, nasceu de uma percepção da prefeita Liris Ferneda, quando percebeu nas pessoas a timidez em sorrir e comer. Foi aí que a gestora municipal solicitou para uma equipe da saúde bucal, a criação de um serviço público que viesse atender a demanda e realizar o sonho dos moradores de Guaraí.

“Visitando as pessoas em suas casas, percebíamos as dificuldades delas em sorrir e também em comer. Elas travavam o sorriso e não sorriam com a alma. Na época da campanha eleitoral, em 2016, eu coloquei como missão, caso eleita, fazer algo por essas pessoas. Me espelhei em sentir o sofrimento e a vontade da classe menos favorecida e que não tem condições de investir em uma prótese”, revelou a prefeita.

Ainda de acordo com a gestão, O projeto está sendo sustentado com investimentos do próprio município de Guaraí.

Segundo a Secretária da Saúde, Marlene de Fátima Sandra Oliveira, foi feito a triagem dos pacientes e as pessoas contempladas serão chamadas de acordo com a lista de cadastro, obedecendo critérios de idade e urgências.

Cadastro

Para cadastrar no projeto basta procurar o atendimento odontológico do município, fazer uma avaliação com o dentista, e o profissional vai diagnosticar e realizar o processo para a pessoa receber a prótese.

Segundo a odontóloga responsável pelos projetos de saúde bucal da Prefeitura de Guaraí, Georgia Cristina Cecconello, em certos casos, após o cadastro, é necessário fazer algum tipo de procedimento antes de receber a prótese. “Esperamos contemplar toda a população do município que precisam desse serviço”, deseja a odontóloga.

Reforma

Durante o evento de lançamento do projeto, na Unidade de Saúde, a prefeita Lires Ferneda, fez um balanço de investimentos da área da saúde e destacou os avanços de seu governo, assim que assumiu em 2017. Ela lembrou das primeiras ações e das reformas das unidades básicas de saúde. “No total seis foram reformadas. Além disso terminamos as obras de duas UBS´s e entregamos para atendimento à população”.

A gestora municipal fez questão de garantir para os contemplados do projeto dentário, que as próteses são de excelente qualidade. “Não é porque é um serviço público que tem que ser ruim, pois, o dinheiro público tem que ser investido em prol do bem-estar das pessoas. Precisamos levantar a alta estima das pessoas, aliás, quem não gosta de esbanjar um sorriso bonito?”, finalizou.