Promovido pelas comunidades escolares, o ‘Arraiá das Escolas Municipais’ começa nesta sexta-feira em Guaraí

Com a chegada do período de festas juninas, as comunidades escolares, com o apoio da prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promovem o “Arraiá das Escolas Municipais”. O circuito junino nas unidades escolares inicia nesta sexta-feira (7), na Escola Municipal JK e percorrerá as demais escolas do município. Confira a programação completa abaixo.

Conforme a o secretário Municipal de Educação e Cultura, Sebastião Mendes de Souza, o objetivo do Arraiá é promover o resgate e a valorização da cultura junina na região. “Será um espaço para o protagonismo dos alunos das nossas escolas, na realização de artes cênicas, dança, comidas, músicas e teatro voltados para o fortalecer direta ou indiretamente a cultura junina, do folclore e da história de Guaraí, do Tocantins e do País”, explica.

Festejo Junino

O festejo acontece nos meses de junho e julho tem como principal objetivo comemorar os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro. O evento se trata de um arraial decorado por bandeirolas coloridas, balões, tendo ao centro uma fogueira, em cujo entorno acontecem as brincadeiras como, adivinhações, pau de sebo, pescaria, argola, tiro ao alvo, quadrilhas, casamento matuto, forró com suas danças e músicas regionais, quermesse com barracas de comida típicas. O festival mantém viva as tradições e a memória do sertão do nordeste brasileiro de outrora.

Quadrilha

A quadrilha é uma dança de pares, de origem francesa adaptada no nordeste brasileiro em comemoração a um casamento matuto. A dança se desenvolve ao som de grupos de música típica regional que tocam sanfona, zabumba, triângulo e pandeiro e entoam ritmos como o xote, xaxado, marcha e baião.

Inicio às 18h

07/06 – Escola Municipal JK