Secretaria da Saúde realiza lançamento da Campanha Outubro Rosa.

A Prefeitura de Guaraí por meio da Secretaria de Saúde realizou na manhã desta segunda-feira 16, o lançamento da campanha Outubro Rosa, foi realizado uma blitz em frente ao Banco do Brasil com entrega de panfletos para conscientizar as mulheres para fazerem o autoexame.

Na oportunidade agentes de Saúde junto com profissionais da área abordavam e informavam as mulheres de como realizar o autoexame ou aconselhavam a procurar um posto de saúde mais próximo.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada.

Durante o mês de outubro a Secretaria estará realizando em todas as Unidades Básicas de Saúde um bate papo rosa, que será uma roda de conversas tratando a respeito da saúde da mulher e orientando-as a realizarem exames de rotina.

Programação para o Bate Papo Rosa:

17/10/2017 (terça-feira) 07h30

Unidade Básica de Saúde José Lomazzi Filho (Avenida Tiradentes – Centro)

18/10/2017 (quarta-feira) 15h30

Unidade Básica de Saúde José Coelho dos Santos (Avenida Tocantins – Centro)

19/10/2017 (quinta-feira) 15h30

Unidade Básica de Saúde Paulo de Tarso Vasconcelos (Avenida B11 – Setor Aeroporto)

20/10/2017 (sexta-feira) 15h30

Unidade Básica de Saúde Antônia Correias de Almeida (Rua 03 de Maio – Setor São Luiz)

23/10/2017 (segunda-feira) 15h30

Unidade Básica de Saúde Josefa Pestana (Avenida Ceará – Setor Pestana)

24/10/2017 (terça-feira) 15h30