Secretaria de Assistência Social dá início à VI Conferência de Assistência Social

Na manhã desta quarta-feira, 16, a Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria de Assistência Social, junto com o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, deu início à VI Conferência Municipal de Assistência Social de Guaraí, no auditório da Faculdade de Guaraí. A Prefeita Lires Ferneda e todo o secretariado compareceram ao evento.

O objetivo é de debater democraticamente as políticas sociais com o seguinte tema: Garantia dos Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

“Nós, que somos profissionais do município, à serviço das pessoas, temos que ter foco. Não podemos ter preguiça. Porém temos que ter sensibilidade. Precisamos olhar nos olhos da pessoa e sentir o que ela está sofrendo. Se eu não me colocar no lugar do outro, nunca vou garantir o direito de ninguém”, discursou a Prefeita Lires Ferneda durante a Conferência.

A Coordenadora do CREAS, Denise Maia, durante a Conferência.

“Este é um momento onde há o diálogo entre a sociedade civil e o governo e temos a possibilidade de aprimorar as políticas sociais”, disse Denise Maia, Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, em Guaraí.

Grupo de dança se apresentou na Conferência
Grupo Karate Educacional se apresentou na Conferência.
Apresentação de um grupo de balé durante a Conferência

Na abertura, houveram apresentações atrações culturais. Se apresentaram alunos da turma de Karate Educacional, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, liderados pelo professor Emídio. O grupo de dança do Colégio Estadual Anaídes Brito Miranda também se apresentou com o tema Dança do Estado do Pará.

Opiniões

Para a Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Guaraí, Queiliane Nolasco, a Conferência é uma ação necessária.

“A importância deste evento é a unificação de todo um trabalho de assistência social, porque é necessária uma mudança. Nós precisamos agir”, exclamou.

A cada edição renasce a esperança por novas ideias para melhoria das políticas de assistência social. Esta é a expectativa do representante do Conselho Municipal de Assistência Social, Giovane Vitorino.

“É a quarta vez que participo e este é um ambiente democrático para discutirmos as políticas públicas. Espero que haja novas propostas para execução a nível municipal, estadual e junto ao Governo Federal”, contou.

Porém, para o Secretário Executivo da Secretaria de Assistência Social, Elson Leal, há dificuldade em atrair boa parte da população para uma discussão como esta.

“A população tem que se mobilizar, se interessar, porque esta é a hora para as pessoas reivindicarem seus direitos. Há tantas propostas que já foram discutidas em edições anteriores e trouxeram benefício para o município”, afirmou.

A programação segue nesta tarde até às 18hs.