Secretaria de Meio Ambiente lança Subprograma PassoLimpo

A Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, lançou, nesta quinta-feira, 17, em parceria com os catadores de materiais reutilizáveis e/ou recicláveis do projeto do Subprograma PassoLimpo, que integra o Programa Principal Cataguará.

“Os cidadãos guaraienses poderão trazer plásticos, papelão, latinhas e garrafas para que os catadores possam recicla-los e gerar renda”, afirmou a Prefeita Lires Ferneda.

Estiveram presentes acompanhados da prefeita os Secretários de Agricultura e Meio Ambiente Marcelo Albino, de Administração e Finanças Raimundo Pessoa, de Desenvolvimento Social Maria José Curcino, o Engenheiro Ambiental Efetivo Wanthonny Bosso e a Vereadora Fátima Coelho.

PROGRAMA CATAGUARÁ

É um programa da Prefeitura de Guaraí para coleta seletiva no município que tem como um dos objetivos criar uma cooperativa para dar melhores condições de trabalho aos catadores.

“Uma cooperativa de catadores está sendo formada para executar o serviço. Já temos 22 catadores que integram esse grupo e a intenção é agregar mais pessoas. Inclusive, o processo de formalização legal da cooperativa está em fase de finalização”, disse Wanthony Bosso, Engenheiro Ambiental Efetivo da Prefeitura de Guaraí.

Para Cleiton Ribeiro, representante dos catadores responsáveis pela coleta, junto ao Programa Cataguará, as parcerias são fundamentais para tornar a cidade cada vez mais limpa e ampliar os processos de reciclagem.

“Estou muito feliz. O projeto está dando certo, estamos com ótimos parceiros como a Prefeitura de Guaraí e agora estamos em um espaço mais amplo para desenvolvermos nosso trabalho”, disse.

Catadores de materiais recicláveis do Programa Cataguará

O local a que Cleiton se refere é um grande barracão situado entre os Setores Pestana e Serrinha, próximo ao Parque de Exposições Agropecuárias de Guaraí. Segundo o Secretário Raimundo Pessoa, o programa de reciclagem é um ponto de transformação socioeconômica na região.

“Antes, este era um ambiente utilizado para o consumo de drogas, mas agora é um local de trabalho. O lixo que as pessoas tinham em casa se tornou fonte renda para outras famílias”, contou.

PASSOLIMPO

Inserido ao Programa Principal Cataguará está o Subprograma PassoLimpo. O Subprograma PassoLimpo tem como objetivo implantar lixeiras ecológicas e recipientes como os Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos – PEV’s nas áreas comerciais centrais e em pontos estratégicos da cidade, por meio de parcerias público-privadas.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vem desenvolvendo ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população. Dentre elas, melhorias empreendidas na gestão de resíduos sólidos urbanos.

Neste sentido, o Subprograma PassoLimpo visa viabilizar e padronizar a gestão compartilhada dos resíduos sólidos com empresas e a sociedade civil organizada para alcança resultados mais satisfatório.

“É um momento de muita alegria poder lançar o Subprograma PassoLimpo junto com os catadores”, exclamou o Secretário de Meio Ambiente, Marcelo Albino.