Secretaria de Saúde comparece ao evento cultural Sicredi

A Prefeitura Municipal de Guaraí, por meio da Secretaria de Saúde, representada pelo Diretor da Vigilância Sanitária, Wellington Souza e as estagiárias Roberta e Marcela, compareceram ontem, 17/05, ao evento cultural do Banco Sicredi, na Praça do Setor Sul, a fim de orientar a população sobre questões de saúde, aferir pressão e realizar teste glicêmicos.

Um dos assuntos abordados com os pacientes foi a diabetes e a hipertensão, sendo que a primeira se trata de uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz, hormônio responsável pelo controle do açúcar no sangue. O corpo humano necessita de tal hormônio, para utilizar o açúcar que é absorvido através dos alimentos.

Um simples exame pode revelar se você tem diabetes, geralmente é realizado com uma gota de sangue e poucos minutos de espera. Se a alteração for considerável, é necessária a realização de outros exames mais aprofundados, a fim de diagnosticar com mais precisão a doença.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

A hipertensão arterial é também conhecida popularmente como ‘pressão alta’ e é considerada uma doença silenciosa por, muitas vezes não manifestar os sintomas e atrasar o diagnóstico médico. É possível entender que um paciente, maior de 18 anos, tem tal doença quando a pressão arterial é superior a 140x90mmHg (milímetro por mercúrio) ou 14×9.

Para se prevenir da diabetes, hipertensão ou qualquer outra doença, é importante cuidar da saúde. Controlar o peso é uma das ações a serem realizadas, consultar o médico periodicamente, medir a pressão arterial, não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, verificar a quantidade de sal nos rótulos dos alimentos, fazer exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, evitar o stress e tomar medicamentos conforme prescrição médica.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Guaraí