Secretaria de Saúde realiza reunião com agentes de saúde e endemia

Foi realizado na manhã desta quarta-feira, 10/01, na sala de reuniões da Diretoria Regional de Educação, uma reunião com funcionários da Secretaria de Saúde. A Secretária Marlene Sandri, apresentou algumas problemáticas que precisam ser corrigidas no decorrer deste ano e apresentou valores das emendas de 2017 e 2018 (R$ 1.458.871,00 e R$ 1.281.534,00 respectivamente), que visam a melhoria no atendimento à saúde dos cidadãos guaraienses, bem como a instalação de equipamentos sob medida para os consultórios dos postos de saúde. Disse ainda sobre os valores gastos nas reformas das Unidades Básicas de Saúde, sendo os mesmos de recursos próprios no importe de R$ 436.000,00.

A Coordenadora de Epidemiologia, Iara, fez o uso da palavra abordando as dificuldades dos agentes em vistoriar as casas e a importância das visitas dos mesmos para a saúde e elaboração de relatórios precisos de epidemias. Foi também passado que neste ano, será trabalhado o direcionamento da população aos postos de saúde, pois muitos procuram primeiro o Hospital Regional, sendo que poderiam ser atendidos em uma UBS (Unidade Básica de Saúde).

A coordenadora do CCZ, Neuza, abordou também a responsabilidade dos agentes de saúde para não deixar o foco do mosquito Aedes Aegypti. Caso seja descoberto em alguma residência, deve fazer o possível para destruí-lo, realizando um acompanhamento naquele local. Lembrou ainda que todas as coletas realizadas e verificadas no ano de 2017, 100% tinham foco do mosquito do Aedes aegypti.

No ano passado foi coletado no município cerca de 10 Triatomas infestans (inseto barbeiro), responsável pela transmissão da doença de Chagas. Foram também notificados cerca de 269 casos de Zika e confirmados 03. Da dengue, de 585 notificações, 43 foram confirmadas e Chikungunya, de 952, 221 se confirmaram.

Na oportunidade, foi entregue um guarda-chuva para os agentes de saúde e endemia, que estão todos os dias visitando a população e enfrentando os fatores climáticos da região.

Veja mais fotos em nossa Página do Facebook: