Secretário da Educação de Guaraí discute melhorias na gestão

O secretário municipal da Educação Sebastião Mendes participou nos dias 18 e 19 de abril, em Palmas, do Fórum Estadual da Undime Tocantins, que teve como tema “A Conjuntura Atual da Educação Municipal – Desafios e Possibilidades, da qual participaram dezenas de secretários municipais de educação dos municípios tocantinenses.

“Nos fomos até o evento para descobrir quais são as novas ferramentas que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) tem para ajudar os municípios com relação à implementação de melhorias para a educação municipal. No entanto, não tivemos nenhuma perspectiva de melhoria financeira e de ajuda. Tivermos muitas promessas, mas não foram apresentadas nenhuma solução ou sequer ideia por parte dos realizadores”, lamentou o Sebastião Mendes.

Segundo o secretário a melhor parte do evento foi a troca de experiências entre os municípios, ajudando na solução de problemas. “A interação entre os gestores da educação durante o evento foi a melhor parte, pois nos permitiu trocar experiências e descobrir soluções criativas para os problemas que afligem a educação básica nos municípios”, disse o secretário.

Sebastião Mendes afirma que uma das sugestões colocadas por ele em debate foi a possibilidade de repasse de recursos provenientes do Governo Federal diretamente para os municípios, eliminando terceiros. “O Governo Federal tem o cadastro de todos os municípios e poderia fazer o repasse de todos os recursos diretamente, já que hoje só uma parte faz esse caminho. A outra parte passa pelo Governo do Estado antes devir para os municípios, o que acaba gerando problemas, como atrasos nos repasses”, criticou.

Para o secretário Guaraí tem uma situação privilegiada, pois tem uma situação financeira equilibrada, graças à gestão austera da Prefeita Lires Ferneda, o que permite que os investimentos na Educação se mantenham intactos apesar dos atrasos nos repasses. “Guaraí tem conseguido arcar com todas as despesas da Educação praticamente sozinho, mas isso tem que mudar, pois em municípios que não têm a mesma situação financeira de equilíbrio alunos e professores estão sendo prejudicados. Temos a esperança que este novo Governo Estadual cumpra com as obrigações e faça os repasses da Educação em dia”, pontuou o secretário.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Guaraí