Usuários das Unidades Básicas de Saúde participam do ‘Curso de Acolhimento’

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 16/04, o ‘Curso de Acolhimento’, na ‘Unidade Básica de Saúde Josefa Pestana’, no Setor Pestana, para discutirem sobre o acolhimento a fim de melhorarem o que vem sendo realizado atualmente.

O curso é realizado em três etapas, no qual a primeira tem a participação dos usuários do sistema e os outros dois módulos, que serão realizados nos dias 24 e 25 de abril, no auditório do Instituto Educacional Santa Catarina (IESC), somente o corpo organizador do evento, como: enfermeiros (as), agentes de saúde, gestores das unidades e pessoas do conselho municipal.

A participação dos usuários das Unidades Básicas de Saúde foi o principal público para a ‘Roda de Conversa’, que puderam relatar sobre o ambiente humanizado nas Unidades, a satisfação no atendimento executado e as sugestões ouvidas, com o foco principal no acolhimento por ‘Classificação de Risco’, que deixará o sistema mais eficiente e seguro.

A Secretária Municipal de Saúde, Marlene Sandri, e o corpo organizador do evento formaram um grupo de trabalho para juntos elaborar a ‘Roda de Conversa’ para resolver o acolhimento, através da ‘Classificação de Risco’, que já são realizados em outros hospitais e Unidades do Tocantins.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

Para Alexssany Tranqueira Silva dos Santos, Enfermeira do Hospital Regional de Guaraí, também apoiadora da Política Nacional de Humanização (PNH), “o foco principal é nos usuários dos serviços nos postos de saúde, o que eles entendem por acolhimento, uma roda de conversa se sentem satisfeitos com o atendimento e se eles estão sendo escutados, ressaltou”.

TEMA

Essa primeira ‘Roda de Conversa’ foi deliberada sobre a ‘Classificação de risco’, para gerar uma rapidez e agilidade no atendimento de todas as Unidades Básicas de Saúde, tendo como base essa ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, que visa avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com o grau de sofrimento avaliado logo na triagem.

Mariza Ineide da Silva Ribeira, agente de saúde relatou que essa primeira etapa foi realizada em uma data em que muitas pessoas passam a visitar as UBS’s por terem consultas ou passarem pela triagem, como o público alvo são eles, “o importante é a voz da comunidade, o acolhimento muitas vezes tem um entendimento errôneo e de fato é todo o trabalho eficaz que leva o paciente na sua missão aqui, se o paciente chegou com algum problema, nós por obrigação encaminharemos ou resolveremos o problema. Hoje vamos elaborar o plano de ação para implantarmos o ‘Acolhimento’. O curso tem três módulos, esse é o primeiro e dia 24 e 25 de abril teremos outros dois na sequência para darmos andamento no que foi discutido aqui hoje com a comunidade e região”.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Guaraí