Violência contra a mulher é alvo de ação da Prefeitura de Guaraí

A Prefeitura Municipal de Guaraí, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, equipamento CREAS realizou na manhã desta quinta-feira, 22/03, uma ação sobre ‘Vulnerabilidade das Mulheres’ e a Lei Maria da Penha, com o objetivo de reduzir a violência contra a Mulher em suas mais variadas formas.

A Psicóloga e uma das palestrantes do Equipamento CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social), Sandra Regina, mostrou que violência contra a mulher é um tema de grande relevância para todos, pois se trata das políticas em saúde da mulher e programas que ofereçam maior visibilidade e igualdade entre gêneros. “Um tema muito polêmico e muitas não gostam do assunto e preferem não se expor”.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

A Assistente Social, Léia Gros, destacou o programa ‘Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que é voltado para as famílias e pessoas que estão em situação de risco social e tiveram seus direitos violados.

Para quem esteve na palestra e orientação sob supervisão do equipamento, como R.N. Soares, de 28 anos, moradora do Setor Pestana, disse que passou recentemente por uma situação de extrema estupidez, o qual seu companheiro lhe agredia e humilhava, mas conseguiu sair da relação sem muitos problemas, “nem todas as mulheres tem a mesma sorte que eu tive, ele foi embora para outro Estado e nunca mais tive notícias dele”, disse ela.

O Centro de Referência Especializada da Assistência Social oferece vários tipos de apoio, inclusive a orientação e acompanhamento para superação de situações de risco, por meio da promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações sócio afetivas.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

LEI MARIA DA PENHA

Decretada pelo Congresso Nacional e sancionada em 7 de agosto de 2006, a lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006. Desde a sua publicação, a lei é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres.

Segundo dados de 2015 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Lei Maria da Penha contribuiu para uma diminuição de cerca de 10% na taxa de homicídios contra mulheres praticados dentro das residências das vítimas.

ASCOM Prefeitura de Guaraí