Prefeitura trabalha para implantar aterro sanitário de Guaraí

A Prefeitura Municipal de Guaraí e Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos se reuniram na tarde desta quarta-feira, 13, para definir as próximas etapas para implantação do Aterro Sanitário de Guaraí.

O projeto teve início com a elaboração Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, conforme a política nacional para o setor, estabelecida através da Lei Federal nº 12.305/2010 e será financiado pelo Governo Federal.

O projeto prevê a construção de um aterro sanitário de médio porte em uma área diferente de onde estão sendo descartados os resíduos atualmente, visando a realização do acompanhamento ambiental adequado. A audiência pública que vai dar a palavra final sobre o projeto está prevista para o mês de julho deste ano.

“Atualmente os resíduos sólidos estão sendo descartados em um aterro controlado, para reduzir os impactos negativos ao meio ambiente. Mesmo assim precisamos implantar o aterro sanitário municipal, garantindo que Guaraí esteja enquadrado no que determina a lei”, disse Wanthonny Bosso, Engenheiro Ambiental Municipal.

ETAPAS

Para implantação do aterro sanitário estão previstas cinco etapas: Pré-implantação, com 1,16% de investimento; Implantação, 5,09%; Operação, 86,70%; Encerramento, 0,93%, e Pós-encerramento 6,13%.

COMPROMISSO

Com o avanço do projeto a Prefeitura Municipal visa, ainda, atender as exigências da Resolução nº 139/2018 do Tribunal de Contas do Estado, com o encaminhamento de planos, cronogramas e evidências das ações já realizadas no âmbito da gestão municipal de resíduos sólidos.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Guaraí