Secretaria de Saúde de Guaraí recebe orientação para implantação do Sistema Nacional de Auditoria – SNA

A Prefeitura Municipal de Guaraí, por meio da Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira, 14, reunião para a ‘Orientação do Sistema Nacional de Auditoria – SNA do Sistema Único de Saúde – SUS’, a fim de exercer as atividades de controle das ações e dos serviços de saúde, para verificar a conformidade com os padrões estabelecidos.

O Sistema Nacional de Auditoria – SNA é um conjunto de órgãos instituído em cada governo, sob supervisão do Sistema Único de Saúde – SUS, via Ministério da Saúde – MS, com atribuição de realizar auditoria no SUS.

Na ocasião a reunião foi ministrada pela Técnica de Auditoria do NEMS/MS Maria do Socorro Bezerra Mateus e pelos Analistas-Técnico Administrativo do Serviço de Auditoria do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins Flávio Nunes Rodrigues e Miguel Moura dos Santos.

O Ministério da Saúde deseja com a implantação do SNA contribuir na gestão por meio da análise dos resultados das ações e dos serviços públicos de saúde. A auditoria é um instrumento de gestão para fortalecer o SUS por meio da aplicação adequada dos recursos públicos.

O Sistema objetiva avaliar contábil, financeira, patrimonial e tecnicamente o SUS. Diante da viabilidade administrativa e financeira, o município pode instituir o Sistema Municipal de Auditoria da Saúde.

É garantir a transparência das atividades competentes pelos serviços de saúde do Município, colocando Guaraí no hall nacional em conformidade com os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde – MS.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Guaraí