Saúde realiza exames em 110 reeducandos da CPP de Guaraí

A Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 10 de setembro testes rápidos de AIDS, Sífilis e Hepatites em 110 reeducandos da Casa de Prisão Provisória de Guaraí. O trabalho foi coordenado pela Vigilância Epidemiológica e enfermeiros das Unidades Básicas da rede municipal de saúde.

Segundo a Secretária de Saúde de Guaraí, Marlene Sandri, o objetivo é auxiliar a CPP nas ações e medidas essenciais relativas à saúde dos reeducandos, visando atender a Resolução nº 3 de 07 de julho de 2018, que apresenta recomendações que buscam a interrupção da transmissão do HIV, hepatites virais, tuberculose e outras enfermidades entre as pessoas privadas de liberdade.

“O município de Guaraí organizou, em conjunto com a direção da CPP, um espaço adequado dentro do presídio para realização dos exames. Evitando o deslocamento dos presos até a Unidade Básica de referência para realizarem os testes, diminuindo riscos e gastos com os traslados. Nossa função não é julgar o motivo de eles estarem ali, afinal eles já estão pagando suas dívidas com a sociedade. Nossa função é ajudá-los a terem uma vida saudável. Afinal, um dia a pena deles vai ser cumprida e eles terão que ser reinseridos na sociedade, utilizando serviços públicos como hospitais e postos de saúde”, afirmou Marlene.

A Secretária ainda ressaltou que a ação foi previamente agendada e todos os procedimentos necessários para a segurança dos profissionais organizada para garantir a realização dos testes rápidos. Antes dos testes foi realizado o aconselhamento individual, orientações e a assinatura do termo de consentimento por parte dos reeducandos.

Após a testagem os resultados serão entregues para os pacientes e encaminhados para a Unidade Básica de Saúde, caso necessário.

Equipe da Secretaria da Saúde que atendeu os 110 reeducandos e agentes responsáveis pela segurança do local