Tribunal de Contas aponta melhora na gestão pública de Guaraí em 2017

O Tribunal de Contas do Estado divulgou o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) que mede o desempenho da gestão das cidades tocantinenses. A boa notícia é que Guaraí avançou duas posições e conquistou o conceito B na avaliação do TCE em 2017, primeiro ano da atual administração, considerada “efetiva” pelo órgão.
Lígia ou Cláudia – coordenação de auditoria especial.

Nenhum município tocantinense conseguiu nota melhor que Guaraí, que está ao lado de outras 32 cidades que também foram consideradas efetivas, com índices de IEGM que vão de 60% a 74,9%. No ano de 2016, durante a gestão anterior, Guaraí tinha nota C, considerada pelo TCE como baixo nível de adequação, com índice menor que 50%.

Os conceitos em que a cidade mais avançou de 2016 para 2017 foi na Educação, Fiscalização, Meio Ambiente e Cidade, que saltaram da categoria C para B. A maior nota foi na área da Saúde, que conseguiu B+, considerada “Muito Efeitiva”, com percentual de até 89,9%.

Para o secretário de Administração e Finanças, Raimundo Pessoa, a melhora de Guaraí no conceito do Tribunal de Contas do Estado já no primeiro ano da atual gestão reflete o trabalho sério que vem sendo desenvolvido desde o primeiro dia de 2017. “A Prefeitura vem trabalhando incansavelmente para garantir serviços de qualidade aos cidadãos guaraienses e os índices revelam que temos conseguido atingir os padrões de excelência exigidos pela Prefeita Lires Ferneda”, declarou Raimundo.

Para a Prefeita Lires Ferneda os números obtidos por Guaraí são excelentes, principalmente se comparados ao ano anterior. Segundo ela a expectativa é que os dados de 2018 mostrem uma melhora ainda mais significativa, principalmente por causa da criação de políticas públicas voltadas para áreas sensíveis como a Saúde, que inaugurou e reformou diversos postos de saúde e implantou programas inovadores como o “Saúde do Homem’, premiado nacionalmente.

“Quando assumimos a Prefeitura encontramos inúmeros problemas, como dívidas milionárias junto a instituições financeiras, previdenciárias, entre outras, que tivemos que contornar com muito esforço e criatividade, ao mesmo tempo que lutamos para melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Com a organização financeira que experimentamos a partir de 2017 e as melhoras em áreas chave, como Saúde, Educação e Gestão, não tenho dúvida que vamos estar com índices ainda melhores nos próximos levantamentos”, afirmou Lires.

A Prefeitura tem até o dia 30 de abril para responder aos questionários sobre a gestão em 2018 que vai medir a evolução dos diversos setores da administração pública municipal.