Secretário vai a Seduc solicitar maior participação do governo no suporte ao transporte escolar em Guaraí

O secretário Municipal de Educação e Cultura de Guaraí, Sebastião Mendes de Souza, participou de uma reunião na Diretoria de Transporte Escolar da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seduc). O encontro foi realizado na tarde de quarta-feira (15), em Palmas e teve como objetivo, solicitar uma maior participação do Governo Estadual no suporte ao transporte escolar dos alunos da Zona rural do município.

A reunião contou com a participação do gerente de Transporte Escolar, Danilo Azevedo e do Diretor de Apoio às Escolas, Hélio Milho Barbosa. De acordo com Sebastião Mendes, uma das pautas solicitada no encontro foi o aumento do valor do repasse por parte do governo referente ao custo do transporte dos alunos da rede estadual de ensino feito pelo município.

O secretário pontuou que o município de Guaraí transporta atualmente 253 alunos da rede estadual, porém, os últimos repasses do estado foram o equivalente a despesas com apenas 160 alunos.

“Manter as rotas escolares é um desafio diário, dado os custos e os valores irrisórios repassados por aluno pelo governo federal. Nisto, sobra para os governos estadual e Municipal realizar as complementações necessárias, principalmente o Governo Municipal que fica sempre com a maior fatia da dívida”, explicou Sebastião Mendes, ressaltando que “saímos da reunião com uma fala positiva sobre a atualização de valores já na próxima parcela”.

A possibilidade de liberação de ônibus estaduais para o transporte escolar no município e a situação da emenda parlamentar do ex-deputado Paulo Mourão que, tem a finalidade de aquisição de ônibus escolar, também foram discutidas na reunião.

Na ocasião, também foi protocolado um oficio solicitando reunião com a secretária da Seduc, tendo como foco trabalhar na construção de um novo termo de cooperação Estado e Município, visando fortalecer a oferta do ensino e aprendizagem nas unidades escolares do município.

Melhoria nas condições de trabalho

Uma boa notícia para os educadores da rede municipal de Guaraí é o início do processo de aposentadoria do quadro de giz. A informação foi dada pelo secretário municipal educação. Os quadros que substituirão os antigos chegaram nesta quinta-feira (16) e serão instalados nas salas de aulas do município.

A ação faz parte da proposta do Plano de Ação da Gestão da prefeita Lires Ferneda que visa melhorias nas condições de trabalho dos profissionais da educação de Guaraí.

“Quem está no dia a dia da sala de aula entende bem a importância do quadro branco, principalmente para a saúde do docente”, ressalta Sebastião Mendes. O município ainda aguarda a chegada dos pinceis e tinas encontrado junto a empresa fornecedora e com isso, os novos quadros devem instalados a partir da primeira semana de junho.