Em parceria com a Prefeitura, Proerd forma 350 alunos da rede municipal de ensino de Guaraí

Nesta terça-feira (25), o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) forma alunos dos 5º anos das escolas municipais de Guaraí. O evento acontece às 18h na quadra de esportes da Apae da cidade.

O programa é uma parceria da Prefeitura de Guaraí com a Secretaria Estadual de Educação e a Polícia Militar. No município, a iniciativa já atendeu 700 alunos dos 4º e 5º do ensino fundamental da rede municipal e serão formados mais 350 alunos nesta terça-feira.

Proerd

O programa tem o objetivo de prevenir o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas. Para isso, um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência são desenvolvidas, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida.

O Proerd também oferecer várias atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, com o objetivo de estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida, como autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão segura, responsável e saudável, compreensão dos outros, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.

O intuito é encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência. O programa oferece ainda estratégias para desenvolvimento da competência social, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida.