Aluno de escola de Guaraí é bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

O aluno Lindomar Rodrigues de Azevedo, 17 anos, da Escola Estadual Oquerlina Torres, em Guaraí, conquistou medalha de bronze na 22ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Ele é estudante do 3º ano do ensino médio.

É a segunda vez que o aluno participa da OBA. A conquista de 2019 foi por meio de uma prova discursiva com nota 6,67. “Fiquei muito feliz, animado e um tanto surpreso. Decidi participar incentivado pelo meu professor de física”, comemorou Lindomar.

O professor de física Felipe Rocha da Costa ressaltou que seu aluno Lindomar é destaque nas atividades de sala de aula. “Devido sua dedicação, eu sempre procuro incentivá-lo a participar dessas competições”.

A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), responsáveis há 22 anos pela organização todos os anos no Brasil. Segundo o professor Felipe Rocha, a OBA é uma prova aberta com 10 questões discursivas. “Os alunos devem marcar no mínimo em alguma imagem detalhes sobre constelações ou algo do tipo. 70% da prova, trata-se de questões com cálculos abertos (sem alternativas)”.

A prova, explica o professor, contém os temas das leis gravitacionais, de Kepler, intensidade do campo gravitacional, leis de Newton e até mesmo sobre velocidade de escape. “Ao estudar esses temas, saberemos que estão relacionados a movimento planetários, lançamentos de foguetes e satélites naturais”.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo