Ações socioambientais para preservação das obras de drenagem foram promovidas em Guaraí

Alunos do Programa Integração AABB Comunidade, servidores da Prefeitura de Guaraí e a prefeita Lires Ferneda plantam árvore às margens do Lago da AABB.

Moradores do Setor Dantas, autoridades, líderes comunitários, membros de associações, secretários municipais e a prefeita de Guaraí Lires Ferneda participaram de ações socioambientais promovidas na manhã desta quarta-feira, 30, no clube da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O evento contou com palestra do professor e mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Gustavo Chalegre Pelisson. na ocasião também foram plantadas 56 mudas de árvores ornamentais às margens do lago da AABB.

A ação é o resultado da aprovação do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), pela Caixa Econômica Federal (CEF), referente as obras de pavimentação e drenagem profunda executadas no Setor Dantas. A campanha socioambiental visa conscientizar a comunidade com orientações sobre os danos que os investimentos para captação de águas pluviais podem sofrer,  caso tenha descarte incorreto de resíduos.

A palestra levou o público a refletir sobre os danos que nosso planeta está sofrendo pelas ações causadas por indústrias e países de estímulo consumista. Conduzida pelo professor e advogado, Gustavo Pelisson, foi apresentado slides e vídeos explicativos sobre os efeitos da revolução industrial (conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX) e as consequências das campanhas midiáticas para o consumismo.

Palestra do professor e mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Gustavo Chalegre Pelisson.

Seguindo a programação, os alunos do Programa Integração AABB Comunidade, servidores da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, juntamente com a prefeita Lires Ferneda e comunidade plantaram 21 mudas de oiti, 20 de ipê roxo e 15 de palmeira areca de locuba. O servidor municipal e ator Elenilson de Oliveira fez a representação de um texto de rimas contextualizando situações de preservação da natureza.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação. O projeto foi elaborado pelas servidoras do município, Deusa Martins Costa e Jacira de Almeida Bezerra.

Também estiveram participando a presidente da Associação Comercial de Guaraí (ACIAG), Silvana Cezaretti; além dos secretários municipais Marcelo Albino, Maria José Ferreira e Marivânia Santiago.

O projeto

No Setor Dantas os serviços de tubulação profunda foram feitos com tubos de 1 metro de diâmetro, devido a região acumular muita água das chuvas. Os serviços foram por meio do Contrato de Repasse com a CEF n° 0325937-92/2010.

Obras de pavimentação e drenagem profunda que foram executadas no Setor Dantas. A campanha socioambiental visa conscientizar a comunidade para manutenção dos serviços, com orientações sobre os danos que os investimentos para captação de águas pluviais podem sofrer com descarte incorreto de resíduos.