Com presença de senadora, Cras é inaugurado e comprova investimento social em Guaraí

Prefeita Lires Ferneda e senadora Katia Abreu cortam fita de inauguração do Cras

Acompanhada da população, vereadores, lideranças de classes sociais e com a presença da senadora Kátia Abreu, a prefeita Lires Ferneda entregou a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social de Guaraí, na tarde desta quinta-feira, 19.

Destinatária da emenda, no valor de R$ 400 mil, que também contou com mais 80 mil de recursos próprios da Prefeitura de Guaraí, a senadora Katia Abreu direcionou seu discurso para a importância dos serviços prestados pelo Cras nos municípios. “Um equipamento público que é lugar de acolhimento. É o colo do povo”, enalteceu a parlamentar, e ainda, teceu elogios à gestão municipal. “É uma gestora extraordinária e tem zelo pelo dinheiro público”, disse a senadora, se referindo a prefeita Lires Ferneda.

A secretária municipal da Assistência Social de Guaraí, Maria José Ferreira, fez uma cronologia sobre a história de construção da nova sede do Cras. Ela citou desde o projeto inicial, em 2014, até sua conclusão. “É um sonho que estamos realizando. Como é bom comemorar junto com a população este tão importante equipamento”.

Mais emendas

Em seu discurso, na presença da senadora Kátia Abreu, a prefeita Lires Ferneda solicitou emendas para construção do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), quadra coberta para realização das atividades de oficinas do Cras e no Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos (SCFV) em Guaraí. “Já temos projeto pronto e estamos aguardando pagamento de emendas parlamentares para pavimentação desta rua do Cras”, anunciou Lires Ferneda.

“Nós temos no Tocantins alguns prefeitos que estão conseguindo manter suas despesas pagas e ainda fazer investimentos. É uma comprovação que mesmo com dinheiro pouco não justifica deixar de fazer as obras que os municípios tanto precisam. Zelando do dinheiro público, economizando e destinando para o lugar certo é possível fazer uma boa gestão”, analisou a senadora Katia Abreu, sobre a gestão de Lires Ferneda.

Familiares da homenageada Creusa Ferreira Paixão, que empresta seu nome para a nova sede do Cras de Guaraí.

Homenagem

A sede do novo Cras recebeu o nome da pastora e educadora Creusa Ferreira da Paixão. “Ela faleceu em 2015, aos 56 anos, e é conhecida pelos trabalhos de assistência social prestados aos guaraienses”, justificou a coordenadora do Cras, Queiliane Nolasco.

“Emocionante. É um momento de muita alegria. Minha mãe não se interessava por cargos políticos e fazia tudo por amor ao próximo. Ela até costurava para alunos que não tinham condição na escola. Enfim, são diversas as atividades que ela desenvolvia”, contou Geysa Ferreira da Paixão, filha da homenageada.

Aprovado pela Câmara Municipal, a homenagem para dona Creusa foi destacada pelo presidente da Casa de Leis, Saboinha Júnior, que participou da solenidade acompanhado dos vereadores José Bonfim, Davi Rocha, Gleidson Bueno, Walter Medeiros e Mikéias Feitosa.

Conheça alguns dos projetos sociais desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Guaraí.