Projeto de iniciação esportiva Geração Campeã entra no 4º ano desenvolvendo habilidades e revelando talentos

As aulas do projeto de iniciação esportiva Geração Campeã estão a todo vapor em 2020. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Turismo, e atende crianças de 8 a 16 anos, nas categorias sub-10, sub-12 e sub-14.

Idealizado na gestão da prefeita Lires Ferneda, em 2017, o projeto conta com 155 crianças e adolescentes, atualmente, que desenvolvem atividades de futebol de campo, salão e capoeira. As aulas acontecem no Ginásio Esportivo Dr. Pedro Zanina e no Estádio Municipal Delfinão, nas segundas, quartas e sextas, no contraturno escolar.

A participação das meninas é novidade e atrai a atenção nos treinamentos de futebol. A mãe Tatiana Pereira de Castro do Vale inscreveu suas duas filhas no Geração Campeã. Ela acompanha todas as aulas da Ana Luiza e Sofia Castro. “Sou apaixonada pelo projeto. Os professores trabalham técnica, respeito e disciplina”, aprova, a mãe.

Sofia Castro: “Pretendo ser jogadora de futebol, acredito no crescimento e valorização do futebol feminino no Brasil”.

A Sofia Castro, filha da Tatiana, tem 11 anos e é torcedora do Goiás. Ela não falta aos treinamentos e não fica intimidada de jogar com os meninos. “Pretendo ser jogadora de futebol, acredito no crescimento e valorização do futebol feminino no Brasil.  Para jogar com os meninos tem que ter muito mais esforço, mas já acostumei”, garantiu.

Segundo a secretária municipal de Esporte, Juventude e Turismo, Rita Lopes, o intuito do projeto é desenvolver habilidades esportivas, de forma lúdica e prazerosa. “O esporte, além de trazer benefícios para a saúde das crianças, forma cidadãos habituados ao trabalho em equipe, a disciplina e uma vida longe das drogas e do crime”, defendeu a gestora.

Instrutores: profissionais da educação física, Valdemir Aguiar e Bruno Dobler,

Acompanhamento profissional

Acompanhados pelos profissionais da educação física, Valdemir Aguiar e Bruno Dobler, os meninos e meninas impressionam pela disciplina, dedicação e superação no desenvolvimento de suas habilidades. “Em certos casos chegam sem nenhuma habilidade, a primeira oportunidade e contato com o futebol. Porém, o desenvolvimento é rápido”, relata, os professores.

Sonho de ser jogador profissional

A paixão pelo futebol e o sonho se tornar jogador profissional é a principal motivação para a garotada. Na última semana, o atleta que já treinou no projeto Geração Campeã, Ryan Pablo Gurgel Soares, 12 anos, recebeu o convite para testes no time do Desportivo Real (GO), viajou até Goiânia, fez os testes no Centro de Treinamentos do clube goiano e foi aprovado. É um exemplo de motivação para o início das etapas de realização do sonho no futebol.

O exemplo de Ryan Pablo já está motivando outros garotos. O flamenguista Kauã Vitor Sousa Santos, 11 anos, participa do projeto Geração Campeã e aposta no seu potencial para jogador profissional de futebol. “É prazeroso participar do projeto”, diz, o atleta, menino de poucas palavras, autor de um golaço no treino da última quarta-feira.

Kauã Vitor: autor de golaço no treinamento de quarta-feira, 12.

Destaque do Geração Campeã de Guaraí, garoto vai fazer testes no Desportivo Real de Goiás

Inscrição

Para participar, as crianças precisam estar matriculadas na escola, manter boas notas, boa convivência escolar e frequência adequada.

A inscrição deve ser realizada na Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Turismo, situada na Avenida Bernardo Sayão, das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30, munidos de documentos pessoais, como: Carteira de Identidade, uma foto 3×4 e comprovante de endereço.

Mais informações pelo telefone: 3464-1710.