Para ampliar acesso aos serviços, Secretaria Municipal da Saúde vai recadastrar população de Guaraí

Os agentes comunitários de saúde estão promovendo um mutirão para recadastramento de toda a população de Guaraí. A catalogação visa abastecer o banco de dados do sistema do Ministério da Saúde (E-SUS), com as informações de cada paciente para assegurar os recursos, ampliar o acesso da população, atingir metas já estabelecidas e garantir o atendimento para toda a população.

“Em certos casos, os agentes de saúde passam nas residências e não encontram as pessoas, pois pode ser que estão trabalhando. Diante disso ficou acertado horários diferenciados para realização dos trabalhos de recadastramento”, explica, Daltilene Ribeiro Figueiredo, diretora de atenção básica do município.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, todos os cidadãos do município terão que ser recadastrados no sistema. O Ministério mudou o financiamento da atenção primária à saúde no país todo, a proposta é que os repasses dos recursos aos municípios levem em conta, por exemplo, o número de pacientes cadastrado.

Alerta

A Secretaria Municipal da Saúde de Guaraí pede para a população ficar alerta e receber os agentes de saúde. “Tem casos de resistência da população, por imaginar que o cadastro não é importante”, justifica um dos agentes.

Crachá

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, os agentes comunitários deverão estar identificados com crachás.