“Vou ser proprietária legítima do meu lote”, comemorou moradora do Setor Serrinha

“Agora posso pensar em aumentar mais cômodos, fazer muro e melhorar a estrutura”, comemorou, dona Helena.

Dona Helena Campelo da Silva, 66 anos, foi a primeira moradora recadastrada pelo projeto de Regularização Fundiária: Imóvel Legalizado – “Você é o legítimo dono”, uma iniciativa da Prefeitura de Guaraí, em parceria com o Tribunal de Justiça do Tocantins.

Há 10 anos morando no Setor Serrinha, dona Helena distribuiu muita simpatia para os estagiários que estão realizando o serviço de recadastramento, contou suas histórias com o município de Guaraí e comemorou a conquista pela escritura e a legalização jurídica do seu terreno. “Fiquei muito feliz com a visita do jovem estudante, ele se apresentou e me explicou o motivo da entrevista”.

Moradora de Guaraí há mais de 20 anos, ela não parou de comemorar. “Graças a Deus, eu acredito muito nesta ação da Prefeitura, pois vou poder dizer que sou proprietária de um terreno”, disse e logo após revelou o medo que tinha de perder seu imóvel. “Semanas atrás passou um pessoal medindo meu lote, eu fiquei aflita pensando que ia perder tudo, mas eles explicaram e esclareceram que se tratava da regularização do meu terreno e me garantiram que vou me tornar a dona do meu lote. Eu louvei a Deus com alegria”, contou, se referindo a equipe de engenharia da prefeitura, em trabalho técnico no mês de fevereiro.

Dona Helena já fez planos para ampliação da sua residência. “Agora posso pensar em aumentar mais cômodos, fazer muro e melhorar a estrutura. Vai ficar bom demais”.

A princípio, o recadastramento está sendo iniciado pelo Setor Serrinha, e logo após, é a vez do Novo Horizonte.

Estagiários

O recadastramento das famílias está sendo realizado pelos estagiários do Programa Profissionais do Futuro, idealizado pela Prefeitura de Guaraí. Ao todo são 12 estudantes, dos cursos de Direito, Engenharia Civil e Assistência Social, da Faculdade de Guaraí (FAG).

O estagiário Emilio Dall’ Agnol entrevista dona Helena

Tribunal de Justiça

O coordenador do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref) do Tribunal de Justiça do Tocantins, juiz Océlio Nobre, disse em reunião com a prefeita Lires Ferneda, no dia 18 de fevereiro, durante o projeto Justiça Cidadã, em Guaraí, que após o recadastramento, se tudo ocorrer de acordo com o cronograma, o processo deve ser finalizado nos próximos meses. “Vamos trabalhar em regime de prioridade. Quando o município concluir a parte de recadastramento e levantamento de identificação dos lotes, o TJ pode acelerar o processo para 30 dias, ou no máximo dois meses, e os documentos deverão ficar prontos para registro no cartório de imóveis”, explicou.

Estagiários iniciaram o recadastramento na manhã desta quarta-feira, 4.