Com Selo Unicef consolidado, Prefeitura de Guaraí intensifica ações para crianças e adolescentes

Graças ao planejamento e união das pastas da Prefeitura de Guaraí, o Selo Unicef está consolidado no município. Os projetos sociais desenvolvidos para crianças e adolescentes e os 8 Desafios tiveram suas atividades realizadas. Por meio da plataforma Busca Ativa, o combate à exclusão escolar foi concluído.

“Educação, Saúde e Assistência Social, todas essas áreas se uniram em um planejamento, cada grupo tem um papel específico, desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência dos estudos”, relatou, a articuladora do Selo Unicef, em Guaraí, Maria José Ferreira.

Reunião de balanço da gestão municipal, sobre as atividades dos Desafios do Selo Unicef.
(e/d) Sebastião Mendes – secretário da Educação e Cultura; Marcelo Albino – secretário da Agricultura e Meio Ambiente; Rita Lopes – secretária do Esporte, Juventude e Turismo; Marlene Sandri – secretária da Saúde; prefeita Lires Ferneda; Antônio Carlos Moura Cruz – secretário de Obras e Infraestrutura; Maria José Ferreira – secretária de Assistência Social; João Batista – controlador geral do município; e Raimundo Pessoa – secretário de Administração, Planejamento, Finanças e Habitação.

Saúde

Em parceria com o Hospital Regional de Guaraí (HRG), as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) promovem o projeto Visita Guiada, para gestantes. As futuras mamães são encaminhadas para conhecimento da maternidade e os procedimentos no dia do parto.

Projeto Visita Guiada: a gestante Michelle Brito Soares(e) conheceu a maternidade do Hospital Geral de Guaraí.

A Secretaria Municipal da Saúde também implantou o projeto Grupo de Gestantes. São acompanhamentos sobre saúde bucal do bebê, orientações alimentares, mudanças emocionais, amamentação e informações dos direitos trabalhistas. Elas recebem atendimento com profissionais da psicologia, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional da educação física e médico. Cada mês, uma das oito unidades de saúde do município promovem o acompanhamento especial.

Grupo de Gestantes: Unidades Básicas de Saúde promovem atendimentos para gestantes do município.

Em Guaraí, os bebês quando nascem passam por uma avaliação de frenectomia (cirurgia realizada para remover o freio labial ou lingual). “Não é um procedimento feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porém, a Rede Municipal de Saúde disponibiliza o profissional da área da odontologia, especialista no procedimento”, explicou, a secretária municipal de Saúde, Marlene Sandri.

Agentes de Saúde

Durante as visitas domiciliares, os agentes de saúde registram os alunos, em idade escolar, que não estão estudando e repassam essas informações, via Sistema, para o Busca Ativa.

Os agentes de saúde são os incentivadores da população. Eles orientam sobre a importância de levar as crianças, nas unidades de saúde, para pesagem e demais atendimentos.

Educação

A Rede Municipal da Educação de Guaraí tem capacidade de atendimento para 2,9 mil alunos. Atualmente, o município conta com 2,3 mil alunos matriculados e 600 vagas disponíveis para Educação Infantil e Fundamental, distribuídas nas 8 unidades educacionais. A ampliação e oferta de vagas possibilitou o atendimento de 100% dos alunos, por isso, não consta registro de crianças que tenham solicitado vagas e não foram atendidos.

Na execução das políticas públicas do Selo Unicef, a Prefeitura de Guaraí promoveu campanhas sobre alimentação escolar e produziu um vídeo documentário mostrando os caminhos da alimentação, desde sua produção até ser servido para as crianças. A alimentação nas escolas do município é cuidadosamente elaborada e servida aos alunos com base em cardápio específico e preparado pela nutricionista.

“Todo o trabalho de elaboração de cardápio é baseado nas Normas e Diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que proíbe alimentos com baixo valor nutricional”, garantiu, o secretário municipal da Educação, Sebastião Mendes.

https://youtu.be/pND90s16ZU0
Documentário produzido sobre a alimentação escolar da Rede Municipal da Educação de Guaraí

Esporte

A Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, implantou, em 2017, o projeto de iniciação esportiva Geração Campeã. As atividades nas modalidades de futebol de campo, salão, e capoeira, atendem, atualmente, 155 crianças e adolescentes que participam das aulas no Ginásio Esportivo Dr. Pedro Zanina e no Estádio Municipal Delfinão, nas segundas, quartas e sextas, no contraturno escolar.

Assistência Social

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promove aulas de balé, karatê, artes, músicas, teclado, violão, instrumento de sopro, fanfarra e percussão), além das aulas para práticas esportivas de futsal, tênis de mesa e basquete. São 1.060 crianças e adolescentes atendidos pelos projetos sociais.

Projetos sociais desenvolvidos para mais de mil crianças e adolescentes em Guaraí

Busca Ativa

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis.

https://youtu.be/svCmNkJ8PW0
A Prefeitura de Guaraí investe, desde 2017, na manutenção e construção de pontes, em regiões rurais, para segurança das rotas escolares do município

Conforme orientações do Guia Metodológico do Selo Unicef (2017-2020), todos os Desafios tiveram uma atividade realizada em Guaraí. Os Desafios 5 e 8 foram realizadas por completo.

Desafios temáticos – Para promover uma agenda contínua de participação de adolescentes até 2020, o UNICEF propõe um conjunto de oito desafios temáticos:

Desafio 1: Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo

Desafio 2: Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade

Desafio 3: Conhecer e divulgar a Lei da Aprendizagem para criar oportunidades de conciliar aprendizagem no emprego com permanência na escola.

Desafio 4: Promover o direito à inclusão digital e ao uso seguro da internet.

Desafio 5: Promover a educação para a cidadania democrática – #Partiu Mudar [desafio obrigatório].

Desafio 6: Promover a inclusão escolar e a troca de saberes – Fora da escola não pode.

Desafio7: Promover o direito à saúde sexual e saúde reprodutiva.

Desafio 8: Promover práticas de enfrentamento ao racismo  

A Prefeitura de Guaraí está intensificando as ações de prevenção e combate ao uso das drogas. Os servidores municipais que atuam em contato com as crianças e adolescentes receberam capacitação e acesso aos estudos de casos, orientações, e como lidar com o público vulnerável às drogas. O curso foi ministrado, no mês de fevereiro, pela psicóloga Magda Valadares, que é mestre em Prevenção e Assistência a Usuários de Álcool e outras Drogas, do Centro de Referência sobre Drogas do Tocantins, órgão vinculado à Universidade Federal do Tocantins.
A Secretaria Municipal de Assistência Social promove oficinas do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) para alunos das escolas de Guaraí.
A jovem de Guaraí, Rinka Pâmella Santos Brito, 17 anos, e a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Denise Maia, participaram do Encontro Estadual de Adolescentes no Selo Unicef na Amazônia Legal, em agosto de 2019, na Capital Belém-PA.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo