Prefeitura instala câmeras para monitoramento do transporte escolar em Guaraí

A Prefeitura de Guaraí iniciou nesta terça-feira, 14, a instalação de câmeras nos ônibus do transporte escolar para monitoramento pela Secretaria Municipal da Educação. Os equipamentos de segurança são para o movimento de ré, internas e frontal, com capacidade de gravação de áudio e vídeo.

Segundo o secretário municipal da pasta, Sebastião Mendes, para aquisição dos equipamentos foram investidos R$ 12,6 mil – recursos próprios do Fundo Municipal da Educação. “São adequações de acordo com os órgãos de fiscalização do transporte escolar”, justificou.

Para a prefeita Lires Ferneda, o uso da tecnologia é uma excelente estratégia para garantia de mais segurança aos alunos. “As câmeras vão aumentar o campo de visão do motorista na área em volta do veículo durante o embarque e o desembarque de passageiros”, explicou.

Histórico: Transporte Escolar

A Rede Municipal da Educação de Guaraí conta com 10 ônibus próprios e 11 veículos terceirizados que atendem 21 rotas e transportam cerca de 662 crianças de escolas municipais e até estaduais. A menor rota é a do Nova Esperança (média de 40 km rodados nos dois períodos)­ e a maior é da Pedra Branca (303 Km rodados por dia). São aproximadamente 3.700 km rodados diariamente.