Exame confirmado de coronavírus e coletado em Guaraí é de caminhoneiro de Santa Catarina

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO) confirmou nesta segunda-feira, 27, um caso positivo de coronavírus (Covid-19) registrado em Guaraí. Trata-se de um caminhoneiro que veio do Estado de Santa Catarina e encaminhado ao Hospital Regional de Araguaína.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o caminhoneiro tem 58 anos e foi atendido na última quinta-feira, 23, em sua passagem por Guaraí. Ele está internado na UTI do Hospital Regional de Araguaína.

O caso deverá ser contabilizado para a sua cidade de origem, Rio Negrinho (SC). Sendo assim, não deve ser considerado transmissão comunitária para Guaraí.

Sobre os 3 casos

A Secretaria Municipal da Saúde reforça que os três casos confirmados em Guaraí, neste último domingo, 26, não são provenientes de transmissão comunitária, mas de histórico de viagens fora do estado.

Dos três casos, dos moradores de Guaraí, dois estão em isolamento domiciliar e um está internado em um hospital particular em Palmas. As idades dos pacientes são: 38, 45 e 75 anos, sendo 2 homens e 1 mulher.

Boletim Epidemiológico Guaraí

Notificações: (49)

Resultados de exames negativos: (09)

Pacientes em acompanhamento ou descartados (34)

Aguardando resultado de exame: (02)

Paciente de outro estado (01 confirmado)

Casos confirmados (3)

Tocantins

Acompanhe o 43° boletim epidemiológico da Covid-19 no Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou neste domingo, 26, que o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO) realizou 45 exames para Covid-19, com 10 amostras positivas para as cidades de Araguaína, Guaraí e Palmas, além de um caso que será notificado à Pernambuco, de paciente de São Lourenço da Mata, de 67 anos, que está internado no Hospital Regional de Gurupi (HRG).

Na noite do último sábado, 25, faleceu o caminhoneiro Antoninho Muller, de 56 anos, que residia em Dourados (MS). O paciente havia sido admitido no Hospital Regional de Araguaína (HRA) após transferência do Hospital Municipal de Tocantinópolis, com estado clínico gravíssimo. Seu óbito será contabilizado no Mato Grosso do Sul, estado em que residia, conforme recomendações do Ministério da Saúde.

Araguaína confirmou 04 casos positivos, destes, três são do sexo masculino, dois deles de 42 anos e um de 65; o caso do sexo feminino é de paciente de 30 anos. Guaraí apresentou três casos confirmados, dois do sexo masculino, de 74 (que está hospitalizado na rede privada, em Palmas) e 38 anos, além de paciente do sexo feminino, de 43 anos. Palmas tem dois novos casos, ambos do sexo feminino, de 28 e 31 anos.

Desta forma, o Tocantins agora contabiliza 67 casos confirmados da Covid-19, nas cidades de Palmas (33), Araguaína (24), Cariri do Tocantins (01), Couto Magalhães (01), Guaraí (03), Gurupi (01), Dianópolis (01), Paraíso do Tocantins (01), Sítio Novo (01) e Tocantinópolis (01).

Atualmente, o Tocantins apresenta 02 óbitos, 16 pacientes estão recuperados e dispensados do isolamento, 46 pacientes ainda em isolamento domiciliar e 03 pacientes estão internados (01 na rede pública e 02 na rede privada).

Acompanhe em tempo real: http://coronavirus.to.gov.br

Cenário no Brasil

Coronavírus: Brasil registra 61.888 casos e 4.205 mortes

O Ministério da Saúde registrou 61.888 casos de coronavírus no Brasil e 4.205 mortes até às 14h deste domingo (26), segundo informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Nas últimas 24 horas, foram registrados 3.379 novos casos e 189 novos óbitos.

SITUAÇÃO até 26/04/2020

61.888 diagnosticados com COVID-19

4.205 óbitos (7%)

27.531 em acompanhamento* (44%)

30.152 recuperados* (49%)

1.322 óbitos em investigação

*estimativas sujeitas a revisão.

Todos os estados brasileiros registram casos e mortes por coronavírus. São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 20.715 casos e 1.700 mortes. Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 7.111 casos e 645 óbitos.

Fonte: Ministério da Saúde