Em videoconferência, prefeita Lires Ferneda apresenta balanço das ações contra coronavírus em Guaraí

Na tarde desta quarta-feira, 29, a prefeita Lires Ferneda participou de uma reunião em videoconferência com o governador Mauro Carlesse, secretários de Estado e gestores de outras cidades do Tocantins, para debater a implementação de ações conjuntas de combate ao novo Coronavírus.

A prefeita Lires Ferneda destacou que a grande preocupação do município é exatamente a circulação dos caminhoneiros, visto que a BR-153 passa por dentro da cidade. “Dois caminhoneiros, notificados em Guaraí, cujos exames foram positivos, são de outros estados e estavam de passagem por aqui. O outro, residente no município, também retornou do Pará com os sintomas do Covid-19 e, consequentemente, houve a contaminação de seus familiares”, explicou.

O governador Mauro Carlesse anunciou a instalação de Barreiras de Aconselhamento e Testagem para a prevenção da Covid-19. A ação, além de orientar os viajantes sobre as medidas sanitárias adequadas durante a viagem, pode possibilitar a testagem de pessoas que tenham os sintomas durante os percursos.

Outros pontos debatidos na reunião foram a distribuição dos testes rápidos, dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e dos recursos destinados a cada município para uso exclusivo com a Covid-19, além da implementação dos Hospitais de Campanha nas grandes cidades, como Palmas, Araguaína e Gurupi.

Ambulâncias para o HRG

Na ocasião, a prefeita Lires Ferneda apresentou a necessidade de investimentos em aquisição de ambulâncias para o Hospital Regional de Guaraí (HRG). Segundo a gestora, além dos atendimentos às demandas de competências do município, a Prefeitura de Guaraí precisa ceder suas ambulâncias para atendimento emergencial ao hospital, para a não omissão de socorro.

“Identificamos que o HRG não tem ambulâncias suficientes para transportar pessoas com coronavírus. O município tem suas ambulâncias, mas são para as demandas dos trabalhos da Atenção Básica e do transporte dos pacientes fazem hemodiálise, em Palmas e Araguaína”.

Os motoristas da Rede Municipal de Saúde, continuou Lires Ferneda, não estão confortáveis em fazer esse tipo de serviço. “ Já realizam seus trabalhos para o município e cumprem suas cargas horária”, argumentou.

Além da prefeita Lires Ferneda e o governador Mauro Carlesse, participaram da reunião os prefeitos de Palmas, Cinthia Ribeiro; de Araguaína, Ronaldo Dimas; de Gurupi, Laurez Moreira; de Dianópolis, Padre Gleibson; de Talismã, Diogo Borges; de Palmeirópolis, Fábio Pereira; de Caseara, Ildislene Santana; de Aguiarnópolis, Ivan Paz; de Pedro Afonso, Jairo Soares; e de Jaú do Tocantins, Onassys Moreira.

Ainda participaram os secretários da Saúde, Edgar Tollini; da Casa Civil, Rolf Vidal; da Comunicação, Élcio Mendes; e da Fazenda e Planejamento, Sandro Armando.