Em videoconferência com médicos do Amapá, Guaraí troca experiências e alternativas para combate ao coronavírus

Os profissionais da saúde de Guaraí participaram nesta semana de um debate por novos protocolos de tratamentos e terapias para os pacientes acometidos pelo novo Coronavírus, com o Comitê Médico de Enfrentamento ao Covid no Amapá.

O presidente do comitê do Estado do Amapá, Dr. Pedromar Valadares Melo, conduziu a reunião que também teve participação da Dra. Ana Cristina de Lima Chucre e Patrício da Silva Almeida, que é doutor em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários e em Engenharia Biomédica.

No debate foi discutido a respeito do protocolo adotado pelo Estado do Amapá, para a prevenção e tratamento precoce do coronavírus. O Protocolo do Ministério da Saúde classifica as situações em leve, moderado e grave, porém, a conduta dos amapaenses trata os casos no início dos sintomas. “Recomendamos o uso de medicamentos quando o paciente apresentar os primeiros sintomas, geralmente leves, a fim de evitar a gravidade e na comodidade do domicílio do paciente”, revelou o médico Dr. Pedromar Valadares.

O Dr. Patrício da Silva Almeida reforçou o protocolo precoce. “Combatendo os efeitos da doença logo nos primeiros sintomas”, defendeu.

Além da secretária municipal de Saúde, Marlene Sandri, participaram os profissionais da saúde: médicos, responsáveis técnicos, farmacêutica, equipe de Atenção Básica, assessoria jurídica, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, e o secretário de Administração, Planejamento, Finanças e Habitação, Raimundo Pessoa.

“O município de Guaraí tem investido, significativamente,  na saúde da população e nesse momento,  busca alternativas eficazes para amenizar os efeitos da pandemia, por meio de um novo Protocolo Terapêutico, com tratamento do Coronavírus no início da doença, evitando casos moderados e graves”, explanou a secretária municipal da saúde de Guaraí, Marlene Sandri.

A conduta dos amapaenses trata os casos no início dos sintomas, recomendando o uso de medicamentos para o paciente suspeito, geralmente leves, a fim de evitar a gravidade e na comodidade de seu domicílio.