Em videoconferência com municípios vizinhos, PRF e Prefeitura de Guaraí planejam integração das ações de suporte aos caminhoneiros

A prefeita Lires Ferneda e o chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Guaraí, João Paulo Barreto Lustosa, estiveram em videoconferência nesta quarta-feira, 20, com secretários municipais de saúde das cidades de Brasilândia, Presidente Kennedy e Tabocão, municípios vizinhos. Seguindo o planejamento anunciado na última semana, a Prefeitura de Guaraí e a PRF tomaram a iniciativa de integração das cidades nas estratégias que irão dar suporte aos caminhoneiros em suas passagens pela BR-153.

A iniciativa da Prefeitura de Guaraí e PRF tem como objetivo reduzir o número de casos confirmados envolvendo caminhoneiros na região, além de valorizar os profissionais do transporte, que estão garantindo o abastecimento das cidades e a oferta de serviços essenciais neste momento de pandemia.

Segundo levantamento do Hospital Regional de Guaraí, 15 caminhoneiros, de passagem pela BR-153, tiveram exames confirmados para a Covid-19, 3 deles moradores do município e 12 de outros estados.

De acordo com o PRF Lustosa, em uma ação recente na cidade de Colinas-TO, os caminhoneiros relataram o costume de paradas nas cidades vizinhas de Guaraí. “Dos 120 testes rápidos que realizamos, 13 deram positivos, todos assintomáticos, não sentiam os sintomas e pernoitaram em município próximos de Guaraí”, informou o chefe da PRF local.

Para a prefeita Lires Ferneda, existe uma problemática de transmissão interestadual do Covid-19. “O objetivo da videoconferência foi discutir um alinhamento entre os municípios da região e a PRF, a fim de traçar ações informativas e atendimentos de saúde a cerca de 6 mil caminhoneiros que trafegam, diariamente, pela BR 153 e, de certa forma, convivem com as cidades, tornando-se risco aos seus habitantes”, explicou.

A campanha de suporte aos caminhoneiros será em parceria da Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, representada pela Vigilância Sanitária e pela Vigilância Epidemiológica, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e municípios vizinhos, que farão ações educativas e atendimento preventivo a estes profissionais tão importantes para a sociedade.