Prefeitura de Guaraí investe na aquisição de termômetros infravermelhos e oxímetros para auxiliar no combate ao Covid-19

Nesta quarta-feira, 24, o almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Guaraí), recebeu 20 termômetros infravermelhos, 25 oxímetros e 25 aparelhos de aferir pressão, que serão distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a partir desta quinta-feira, 25.

Os recursos são provenientes dos R$ 50 mil devolvidos pela Câmara Municipal à Prefeitura e destinados à Secretaria Municipal de Saúde, para investimentos no enfrentamento ao Covid-19. No total, foram investidos R$ 19.9 mil para aquisição dos 70 equipamentos.

O termômetro digital infravermelho mede a temperatura do corpo, sem precisar de contato. O uso desse aparelho é recomendado, durante a Pandemia, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), obedecendo todos os protocolos exigidos pelo órgão.

Para utilizar o termômetro infravermelho, basta ligá-lo, posicionar o aparelho na testa ou no ouvido, sem a necessidade de tocar a pele, e esperar alguns segundos para obter a temperatura do paciente.

Já o oxímetro, utilizado para medir a oxigenação dos pulmões do paciente, é um equipamento indicado para casos de síndrome respiratória, típicos dos sintomas do coronavírus.

De acordo com a prefeita Lires Ferneda, a Prefeitura já fez a compra de parte do material, conforme o plano apresentado à Câmara Municipal. “Esses equipamentos darão suporte às equipes de Saúde das oito Unidades Básicas de Saúde, distribuídas na cidade, a fim de que o atendimento à população seja mais preciso, seguro e ágil”, explicou.