Plano de retomada das aulas não presenciais na Rede Municipal de Educação de Guaraí é indicado para representar o Tocantins em estudo nacional

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O secretário municipal da Educação e Cultura, Sebastião Mendes, a prefeita Lires Ferneda, e a equipe educacional, juntamente com os pais e responsáveis pelos alunos, tomaram consciência da nova realidade, em se tratando dos perigos da pandemia, e decidiram pela melhor forma de retomada das aulas não presenciais.

Levando em conta critérios como responsabilidade fiscal e administrativa, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, indicou o município de Guaraí como referência para compor o estudo. “A equipe técnica que realiza o estudo solicitou a indicação de um município do Estado que esteja realizando um trabalho relevante neste período”, afirmou a titular da pasta.

A Rede Municipal de Educação de Guaraí foi indicada para representar o Estado do Tocantins, em estudo nacional, realizado pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE – IRB) pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional e por 26 Tribunais de Contas de todo o Brasil.

De acordo com a Seduc-TO, a equipe técnica que realiza o estudo solicitou a indicação de um município do Estado que esteja realizando um trabalho relevante neste período. Levando em conta critérios como responsabilidade fiscal e administrativa, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, indicou o município de Guaraí como referência para compor o estudo. “A indicação de Guaraí representa o reconhecimento ao trabalho responsável que os municípios do Estado têm realizado, pensando na educação e no que ela representa para o desenvolvimento social do Tocantins neste período de pandemia”, justificou a titular da pasta estadual.

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A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, indicou o município de Guaraí como referência para compor o estudo nacional.

Para a prefeita Lires Ferneda, a indicação do Município de Guaraí, representando o Estado do Tocantins representa a reinvenção da Educação em um momento de fatos adversos e inimagináveis. “Guaraí determinou-se a sempre pensar e agir positivamente diante de pessoas e situações difíceis. A equipe educacional, juntamente com os pais e responsáveis pelos alunos da rede municipal de ensino, tomou consciência da nova realidade, em se tratando dos perigos da pandemia, e vislumbrou um novo horizonte possível”, pontuou.

Em consequência disso, reforça Lires Ferneda: “A Educação de Guaraí realizou pesquisa sociocultural, visando ao levantamento de dados em relação ao acesso à tecnologia como, por exemplo, à internet, pelas famílias dos alunos; elaborou uma nova proposta de ensino de forma remota; capacitou professores para novas metodologias, como aulas por meio de vídeos, e o relacionamento com os alunos e suas famílias, à distância, via redes sociais, principalmente, WhatsApp; criou a Plataforma Digital; elaborou tarefas impressas; organizou um cronograma de distribuição e recebimento das tarefas,  mantendo as medidas preventivas à disseminação do coronavírus”, pontuou a prefeita de Guaraí.

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Professores da Rede Municipal da Educação de Guaraí estão se destacando na produção de aulas digitais para o plano de retomada das aulas não presenciais no município.

“Quero destacar a importância e o papel  da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-TO), no apoio e assessoria aos municípios nessa época de pandemia”, lembrou o secretário municipal da Educação, Sebastião Mendes.

Iniciativas do Tocantins para a educação são destaque em pesquisa nacional dos Tribunais de Contas

O levantamento nacional mapeou as ações de 249 Secretarias de Educação (232 municipais e 17 estaduais) de 23 Estados de todas as regiões do País. O Tocantins foi escolhido como referência nacional, tendo participado do evento virtual de apresentação dos resultados dos estudos, realizado no dia 19 de junho.

O estudo nacional foi realizado pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e por 26 Tribunais de Contas de todo o Brasil.

“Uma experiência desafiadora e de resultados impactantes. Todos sentiram a capacidade de escolher novos rumos, novas aprendizagens, novos jeitos de ensinar e aprender. O respeito indispensável à presença e à distância. O sentimento de saudades da rotina, mas a coragem de enfrentar o desconhecido. Além do medo, da passividade, a ação. A busca no interior de si mesmo a resposta e a saída do caos. Guaraí teve a força para fazer, na Educação, um caminho melhor para a sociedade”, comemorou Lires Ferneda.

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