Mais de R$ 308 mil foram investidos em medicamentos neste primeiro semestre de 2020, em Guaraí

Neste primeiro semestre de 2020, a Farmácia Municipal distribuiu mais de 220 mil medicamentos. Foram mais de 20 mil pacientes atendidos.

Atualmente, a Farmácia Municipal conta com mais de 407 unidades de medicamentos, dos mais de 120 itens básicos. A previsão é de ampliação para 140 fórmulas.

Com o objetivo de promover a melhoria no atendimento à população, a Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, já investiu mais de R$ 308 mil na aquisição de medicamentos para abastecimento da Farmácia Básica.

Foram R$ 83,1 mil de recursos federais, R$ 56,2 mil de verbas estaduais, e mais de R$ 169, 4 mil de recursos próprios da Prefeitura de Guaraí. Nota-se que o valor investido pelo Município é maior que a soma dos investimentos federais e estaduais.

O valor dos investimentos poderia ser bem maior, caso determinadas empresas cumprissem com os prazos de entrega, gerando desabastecimento de alguns itens de essencial necessidade para a população. Somente em 2020, 12 empresas foram notificadas, devido atrasos nas entregas dos medicamentos, no prazo estabelecido pelo processo licitatório. A Prefeitura de Guaraí tomou todas as providências cabíveis.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Marlene Sandri, se algumas empresas estivessem entregando os medicamentos, nos prazos corretos, os investimentos já teriam ultrapassado os R$ 400 mil. “Não podemos admitir que isso continue acontecendo. Sanções administrativas já foram tomadas e haverá aplicação de penalidades conforme a Lei, podendo a empresa ser até declarada como não idônea. A população não pode pagar por isso”, disse.

A previsão para 2020 é ultrapassar os investimentos dos R$ 800 mil para aquisição de medicamentos.

2019

No ano de 2019, a Prefeitura de Guaraí dobrou os investimentos para aquisição de medicamentos, em relação a 2018. Foram 431 mil em 2018, contra mais de 817 mil no ano passado.

A previsão para 2020 é ultrapassar os R$ 800 mil.

Atendimento

Atualmente, a Farmácia Municipal conta com mais de 407 unidades de medicamentos, dos mais de 120 itens básicos. A previsão é de ampliação dos itens básicos para 140 fórmulas.

Prefeita Lires Ferneda sanciona lei que concede R$ 500,00 de gratificação aos servidores municipais da saúde que atuam no combate à Covid-19