Prefeitura de Guaraí pagou mais de 580 mil em parcelas de dívidas neste primeiro semestre de 2020

49 casas próprias construídas no Setor Alto Bonito: recursos de pagamentos de dívidas, deixadas pela gestão anterior, poderiam ser investidos em ampliação dos projetos habitacionais.

Prestação de contas: os recursos investidos em pagamento de dívidas, caso a gestão anterior não tivesse acumulado, poderiam ser destinados em pavimentação e demais benefícios para Guaraí.

Com o objetivo de prestar contas à população, a Prefeitura de Guaraí fez um levantamento, nesta última semana, sobre os investimentos com os recursos próprios do Município. Um fato que chamou a atenção foi o pagamento de parcelas de dívidas deixadas pela gestão anterior. Foram mais de 580 mil neste primeiro semestre de 2020.

“Caso a gestão anterior não tivesse contraído tantas dívidas, a administração atual poderia ter avançado com obras de pavimentação em setores como o Alvorada II, Piassava e demais serviços em benefício da população”, refletiu a prefeita Lires Ferneda.

Brasil Card

Os valores em pagamentos de dívidas poderiam ser bem maiores, caso a administração atual não tivesse feito um planejamento e quitado contas que eram prioritárias, desde o início da gestão. É o caso do Brasil Card. Em 2016, a gestão da Prefeitura e da Secretaria Municipal da Educação deixaram cerca de R$ 200 mil de dívidas com o Brasil Card para a atual gestão resolver.

De acordo com o levantamento, balanço dos 3 anos e seis meses de gestão, em 2017, a Prefeitura de Guaraí priorizou e quitou, também, as dívidas com o Brasil Card. Eram gastos com materiais de escritório, materiais de limpeza, materiais de construção e gêneros alimentícios, comprados em setembro de 2016.

“Para haver credibilidade e segurança administrativa na gestão do Município, é preciso que seu gestor tenha compromisso e responsabilidade com a ordem financeira, das receitas e despesas, evitando desequilíbrio e prejuízos ao erário público”, analisou Lires Ferneda.

As dívidas com o Brasil Card foram parceladas, finalizando sua quitação ainda em setembro de 2017, para evitar o descrédito do Município.

No balanço geral, é comprovado que a gestão 2017-2020 enfrentou muitos desafios para equilibrar a balança financeira do Município de Guaraí: de um lado, pagamento de dívidas; e do outro, fazer a governança para cumprir seu Plano de Governo.