Guaraí alcançou 100% da meta de vacinação da população contra influenza

Os profissionais da saúde de Guaraí realizaram vacinação até pelo sistema drive thru.

O Município de Guaraí conseguiu vacinar 100% da população contra a gripe (influenza). A meta sugerida pelo Ministério da Saúde (MS) era a imunização de 90% das pessoas dos grupos prioritários.

O Ministério da Saúde divulgou na última quinta-feira, 23, mais uma prorrogação da campanha, que vai até o dia 31 de agosto, a fim de alcançar o maior número possível de pessoas imunizadas. Segundo o Ministério, a vacina é segura e reduz as chances de complicações que podem levar a casos graves da doença e óbitos.

As vacinas seguem disponibilizadas nos postos de saúde até o fim da campanha, tanto para a população que integra o grupo prioritário quanto para o público em geral.

Para a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS-Guaraí), enfermeira Dayane de Holanda, a campanha foi espetacular, de maneira que os profissionais de saúde superaram os obstáculos para imunizar os idosos e profissionais da saúde desde a primeira etapa. “Uma campanha marcada pela união e esforços dos servidores municipais de saúde para atender à demanda. Foi preciso o apoio de cada um dos profissionais das unidades de saúde, em adotar várias estratégias para evitar a circulação e aglomeração de pessoas, em consonância com as demais medidas preventivas contra a disseminação do coronavírus”.

A secretária municipal da Saúde, Marlene Sandri, lembrou que foram colocadas tendas na frente das unidades para melhor atendimento aos pacientes, com marcação de espaço e a orientação do distanciamento entre as pessoas até a vacinação. “Teve atendimento domiciliar para pacientes acamados, vacinação na zona rural em busca dos idosos até mesmo vacinação em sistema drive thru”.