Nota de esclarecimento: empréstimo de ambulância ao Hospital Regional de Guaraí

Em resposta à reportagem: “Idoso infartado morre depois de esperar quase 3h por empréstimo de ambulância no HRG”

A Secretaria Municipal de Saúde de (SMS-Guaraí) esclarece informações equivocadas sobre o empréstimo de ambulâncias ao HRG nesta quarta-feira, 12.

O contato do Hospital Regional de Guaraí (HRG) com a secretária municipal de Saúde, Marlene Sandri, ocorreu às 14h06. Ela esclareceu que retornou às 14h48, assim que visualizou o registro de chamada, disponibilizando o veículo. Porém foi informada pela assistente social que, no momento, já tinha uma ambulância de Colinas chegando no HRG. Por isso não houve a transferência com o veículo do município de Guaraí.

A secretária municipal de Saúde, Marlene Sandri, contesta que não negou atendimento. A gestora reitera que somente em 2020, as ambulâncias do município foram cedidas ao HRG mais de 50 situações.

A SMS-Guaraí informa que existem três canais de comunicação para atendimento no caso de solicitação do HRG. O da secretária da pasta, do coordenador de Transporte, além do subsecretário de Saúde.

Atualmente, o município conta com 4 ambulâncias, sendo duas exclusivas para transporte de pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19. As outras duas para o transporte de pacientes acamados ou com dificuldades de andar.

Nesta quarta-feira, 12, todas as ambulâncias estavam em operação, mas, todas as vezes que o hospital requisita, mesmo não sendo de competência do município, a SMS-Guaraí atende prontamente.