Home / DESTAQUE / Guaraí inicia campanhas de vacinação contra poliomielite e de multivacinação

Guaraí inicia campanhas de vacinação contra poliomielite e de multivacinação

Vacina 2 - Guaraí inicia campanhas de vacinação contra poliomielite e de multivacinação

Município tem como meta vacinar 1.510 crianças de até 5 anos. Mobilização vai até 30 de outubro.

Começou ontem, segunda-feira (5), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de até 5 anos. A mobilização vai até o dia 30 de outubro em postos de saúde de todo o país.

Guaraí tem como meta vacinar 1.510 crianças de até 5 anos.

Os órgãos de saúde alertam que a população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia de covid-19, pois a vacina é de extrema importância para manter as crianças imunes à doença. No dia 17 de outubro, sábado, a vacinação será reforçada com o dia D, de mobilização nacional.

Vacina 1 - Guaraí inicia campanhas de vacinação contra poliomielite e de multivacinação

Multivacinação

Também foi iniciada a Campanha Nacional de Multivacinação. Crianças e adolescentes, menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

No público-alvo da campanha contra a poliomielite estão crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para crianças com até 1 ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.

A estimativa do Ministério da Saúde é que haja no país 11,2 milhões de crianças nessa faixa etária. A meta é imunizar 95% desse público.

120530886 3913746435310610 8438180842883453685 o - Guaraí inicia campanhas de vacinação contra poliomielite e de multivacinação

Doença

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

Com informações da Agência Brasil/Governo Federal

Relação dos postos de saúde de Guaraí

UBS José Coelho Santos – Avenida Tocantins

UBS Antônia Correia de Almeida – Setor São Luís

UBS Aluísio Tenório Marques – Setor Dantas

UBS Josefa Pestana – Setor Pestana

UBS Maria Célia Valadares – Jardim Brasília

UBS Paulo de Tarso – Setor Aeroporto

UBS Cosme Mariano dos Santos – Jardim Alto Alegre

UBS José Lomazzi Filho – Avenida Tiradentes

 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

About ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

× Dúvidas sobre o COVID-19?