Famílias de alunos das escolas municipais de Guaraí recebem alimentos da agricultura familiar a partir da próxima segunda (23)

A Secretaria Municipal de Educação de Guaraí inicia na próxima segunda-feira (23), a distribuição dos produtos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para as escolas municipais. Produzidos por associações de pequenos produtores da agricultura familiar, os itens serão divididos entre as famílias dos mais de 2.300 alunos matriculados na rede municipal.

As escolas ficarão responsáveis pela organização do cronograma de entrega para as famílias, seguindo o agendamento criado pela própria escola, para evitar aglomeração. Os pais ou responsáveis devem levar um documento de identidade para a retirada.

Segundo a Secretaria Municipal da Educação, cerca de 1.900 famílias serão beneficiadas com alimentos. “Os produtos são: leite, farinha e banana, disponibilizados pelos produtores cadastrados pelo PNAE em Guaraí”, informou Sebastião Mendes, secretário da pasta.

São 2.326 litros de leite, 4.652 kg de farinha de mandioca, e 4.652 kg de banana.

PNAE

A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados e municípios deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar.

Cestas básicas

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura deu início ao processo licitatório para aquisição de cestas básicas que serão doadas aos alunos matriculados nas escolas municipais. A ação segue recomendação da Lei 10.520/02 e a Lei Nº 13.987, DE 7 DE ABRIL DE 2020 em que altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009.