Modernização: processo de georreferenciamento começa a ser implementado em Guaraí

Prefeita Lires Ferneda participa de apresentação sobre o processos de georreferenciamento para Guaraí

A prefeita Lires Ferneda, recebeu na manhã desta sexta-feira (27), os técnicos da empresa Engemap, responsáveis pela implementação do sistema de georreferenciamento urbano de Guaraí. Com o processo de execução em andamento, a gestão do município entra em uma nova fase de modernidade, além de diversos benefícios ao cidadão.

O georreferenciamento é por meio do Sistema de Informação Geográfica (SIG), que será possível fazer o reconhecimento preciso da geografia local, o mapeamento da cidade, e o cadastro atualizado dos imóveis. É uma plataforma que permite acompanhar, em tempo real, todos os trâmites e processos internos da Prefeitura de Guaraí.

Com a implementação desse sistema, Guaraí moderniza sua estrutura administrativa, além de disponibilizar um serviço a mais para o cidadão. “Um dos poucos municípios do Estado do Tocantins que contará com um sistema de georreferenciamento de excelente qualidade”, garantiu o engenheiro agrônomo, César Nascimento.

A previsão para o processo de implementação é até cinco meses.

Planta de situação do Município de Guaraí

Levantamento técnico

Será usado um avião adaptado com câmera de altíssima resolução e precisão para mapeamento aéreo urbano do município. “Um aerolevantamento, com cobertura aerofotogramétrica para geração de Ortofotos com GSD (Ground Sample Distance), de 10 cm de resolução. Além disso, o serviço conta com um levantamento a laser, que vai apresentar toda a altimetria [relevo] do terreno, o que possibilita uma excelente precisão de curvas de níveis para o modelo digital do terreno, da superfície, bem como a atualização da base cartográfica do município”, explicou o engenheiro cartográfico da Engemap, Vitor Vieira de Olival.

Benefícios

Com o sistema de georreferenciamento, a Prefeitura de Guaraí avança com o planejamento e definição de políticas públicas direcionadas, além de planejar a oferta de serviços de saúde, educação, regularização fundiária, coleta de lixo, saneamento básico, infraestrutura, rede elétrica, qualidade das construções, e demais serviços públicos.

“A Prefeitura de Guaraí está investindo no mais moderno sistema de georreferenciamento. O processo está sendo iniciado pelo levantamento técnico de todo acervo analógico e digital do município, cópias do banco de dados e cadastro imobiliário, para início da montagem e desenvolvimento do sistema. Após isso, a Prefeitura pode iniciar o treinamento e atendimento ao cidadão com uma moderna plataforma”, garantiu o técnico da Engemap, Eduardo Alevato.

Engenheiros e técnicos da empresa Engemap já estão em Guaraí para levantamento de dados. Previsão é de até cinco meses para implementação do sistema de georreferenciamento.

Recursos federais

O município passa a contar com uma modernização técnica, com informações precisas para pré-projetos que poderão ser apresentados às instituições federais, para captação de recursos. Após implementação do sistema, Guaraí se destaca na precisão das informações que serão disponibilizadas aos órgãos federais.

Após o processo é possível localizar onde estão as demandas e adiantar projetos para solução de problemas das localizações. Os técnicos da Prefeitura de Guaraí contarão com uma ferramenta em tempo real e precisão, com alta definição.

“Com o Georreferenciamento, Guaraí terá o conhecimento técnico e pleno de seu território urbano. Além da organização administrativa, que garantirá uma governabilidade inovadora, os dados georreferenciados será um importante acervo documental para a finalização do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana”, comemorou a prefeita Lires Ferneda.

Reforma e ampliação da sede da Prefeitura de Guaraí. Foto: Katiusse Gris

Investimentos

Para o georreferenciamento, por meio de processo licitatório, serão investidos R$ 1.293,750,00.

Os recursos para implementação do sistema de georreferenciamento são de um contrato firmado com a Caixa Econômica Federal, por meio do Programa de Modernização Administrativa e Tributária, destinado a apoiar projetos de investimentos voltados à melhoria da eficiência, qualidade e transparência da gestão pública, visando à modernização da administração tributária e qualificação do gasto público nos municípios.

O recurso, no valor de R$ 5 milhões, também está sendo usado para reforma e ampliação da sede da Prefeitura de Guaraí, aquisição de novos equipamentos de informática, mobiliária para todos os departamentos do Paço Municipal, modernização da estrutura digital, e digitalização do acervo de documentos do município.

Cursos e capacitações

Os recursos também estão sendo usados para cursos de capacitação em Pregão Eletrônico e licitação no sistema ComprasNet, Controle Interno – Análise de Prestação de Contas, Seminário Administrativo de RH – foco no novo Sicap-AP, e curso online para servidores do Departamento de Arrecadação.

Com tudo isso, o georreferenciamento chega para completar e transformar o Paço Municipal em uma Central de Atendimento ao Cidadão, se tornando referência em atendimento público.