Modelo e referência na retomada das aulas não presenciais, Educação de Guaraí apresenta proposta de retorno presencial para 2021

Apresentação da proposta de retomada das aulas presenciais, a partir de fevereiro de 2021, aconteceu no novo Auditório do Paço Municipal, na última sexta-feira (27), e reuniu diversos representantes de instituições de Guaraí

Retorno escalonado: Agora, a ideia é que, a partir de fevereiro do próximo ano, as aulas presenciais sejam retomadas em escala, com 50% dos alunos de cada turma sendo atendidos nas escolas e os outros 50% a distância, revezando as turmas a cada semana. O modelo também será seguido por escolas particulares e projetos educacionais.

Com a paralisação das aulas, devido à pandemia causada pelo coronavírus, a Secretaria Municipal da Educação de Guaraí agiu rápido e apresentou um plano de retomada das aulas não presenciais. O retorno aconteceu no mês de julho, e o modelo do município foi referência para outras cidades do estado, além de ser indicado para representar o Tocantins em estudo nacional.

A Secretaria Municipal de Educação de Guaraí apresentou a proposta na última sexta-feira (27). A proposta para o retorno das aulas presenciais, nas 8 escolas da rede municipal, a partir de 2021, está sendo construída com contribuições de pais, professores e representantes de diversas entidades, o texto prevê um retorno escalonado.

CONFIRA A PROPOSTA NA ÍNTEGRA

O documento, que possui 64 páginas, ainda precisa ser avaliado pelo Conselho Municipal de Educação, lembrando que desde 1º julho as aulas da rede estão acontecendo em formado não presencial, ministradas com o uso de recursos tecnológicos e atividades enviadas periodicamente para as casas dos alunos.

A ideia é que, a partir de fevereiro do próximo ano, as aulas presenciais sejam retomadas em escala, com 50% dos alunos de cada turma sendo atendidos nas escolas e os outros 50% a distância, revezando as turmas a cada semana. O modelo também será seguido por escolas particulares e projetos educacionais.

Além de aguardar o aval do Conselho Municipal de Educação, a proposta ainda depende da situação da pandemia para ser colocada em prática. Na quarta-feira (02/11), a partir das 20h, o secretário da pasta, Sebastião Mendes, participa de uma live no Instagram do Guaraí Notícias para apresentar mais detalhes sobre o assunto.

Estudo Nacional

A Rede Municipal de Educação de Guaraí foi indicada, em julho de 2020, para representar o Estado do Tocantins, em estudo nacional, realizado pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE – IRB) pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional e por 26 Tribunais de Contas de todo o Brasil.

Como Guaraí conseguiu o retorno das aulas em 2020

A Secretaria Municipal da Educação de Guaraí realizou pesquisa com pais e responsáveis, visando ao levantamento de dados em relação ao acesso à tecnologia como, por exemplo, à internet, pelas famílias dos alunos; elaborou uma nova proposta de ensino de forma remota; capacitou professores para novas metodologias, como aulas por meio de vídeos, e o relacionamento com os alunos e suas famílias, à distância, via redes sociais, principalmente, WhatsApp; criou a Plataforma Digital; elaborou tarefas impressas; organizou um cronograma de distribuição e recebimento das tarefas,  mantendo medidas preventivas à disseminação do coronavírus.

Professores da Rede Municipal da Educação de Guaraí se destacaram na produção de aulas digitais para o plano de retomada das aulas não presenciais no município, em 2020.

Plano pedagógico aprovado

O plano de retomada das aulas não presenciais foi pensado criteriosamente para os alunos da zona rural.  Os veículos da Secretaria da Educação estão levando até as casas dos alunos, das escolas rurais, as atividades pedagógicas.

Para os alunos das escolas urbanas, caso não possuam acesso à internet, as escolas disponibilizam um calendário para os pais buscarem as atividades nas unidades educacionais.

No geral, as escolas estão disponibilizando atividades impressas para todos os alunos da Rede Municipal da Educação.

Salas de apoio virtual

Na zona rural, o material de apoio está sendo disponibilizado em uma plataforma digital. As famílias que não possuem acesso à internet, a escola disponibiliza computadores, em uma sala da unidade educacional, e os pais contam com o apoio dos tutores. Tudo realizado com agendamento prévio e medidas de segurança para higienização da sala de acesso à internet.

Formação aos professores em práticas de ensino não presenciais

Os professores da rede municipal da educação de Guaraí receberam uma formação em práticas de ensino não presenciais. A iniciativa colaborou em apoio ao projeto de retomada das aulas e o conhecimento, preparação e elaboração de atividades remotas para oferta do ensino e aprendizagem via recursos de mídia.

Texto: com colaboração – Marcelo Gris