Perfuração de poços artesianos: Prefeitura de Guaraí soluciona problemas da falta de água no Lajedo e Canto da Vazante

“Agora, nós temos água boa, de qualidade, em abundância. Pra nós, é um milagre”, comemorou a aposentada Raimunda Borges dos Santos, moradora do Canto da Vazante.

Visando a melhoria da qualidade de vida na zona rural, a Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, concluiu a perfuração de poços artesianos, na comunidade do Lajedo e Canto da Vazante, solucionando o problema da falta de água.

Para a produtora de farinha, Maria Almeida Pereira, a melhoria na oferta de água facilitou a produção. “Nós fabricamos farinha, a água é essencial para esse tipo de negócio. É nossa fonte de renda”, disse a moradora do Lajedo.

Investimentos

No distrito de Mirandópolis, conhecido como Lajedo, foram investidos R$ 77, 4 mil para um poço artesiano. No Canto da Vazante, com dois poços perfurados, um deles não atingiu água em abundância, por isso, o valor de R$ 126.157,70. Os investimentos totais são de R$ 203.557,00, com recursos próprios do município.

Moradores do Lajedo acompanharam de perto o trabalho de perfuração do poço artesiano.

Escolas

Em 2017, a Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, investiu na construção de poços artesianos nas escolas municipais Euclides da Cunha (região de Beira do Rio), Professora Maria Do Socorro Coelho Silva, e no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Aquarela.

Perfuração de poço artesiano na Escola Municipal Euclides da Cunha (região de Beira do Rio), em 2017.