“Em quatro anos, surgiu uma nova Guaraí”, disse a prefeita Lires Ferneda na inauguração da praça e pavimentação no Setor Dantas

Cerimônia de inauguração da pavimentação e drenagem profunda em todo o Setor Dantas: prefeita Lires Ferneda discursa após o descerramento da placa inaugural.

A Prefeitura de Guaraí iniciou uma série de inaugurações de obras, serviços e benefícios à população de Guaraí. Nesta quarta-feira (16), a prefeita Lires Ferneda inaugurou uma praça e a pavimentação de todo o Setor Dantas, além da quadra esportiva no Jardim das Palmeiras.

Em clima de homenagens, prefeita Lires Ferneda entrega quadra esportiva no Jardim das Palmeiras

Pavimentação e drenagem profunda no Setor Dantas

A primeira inauguração foi da pavimentação asfáltica no Setor Dantas. Iniciada em 2018, com execução de serviços de drenagem profunda para captação de águas pluviais, a obra foi finalizada em 2020.

Com investimentos de R$ 483 mil, por meio de uma emenda federal, foram executados 4.615 m² de asfalto e 600 metros lineares de drenagem profunda. A Rua 13, localizada entre a Avenida 15 de Novembro e a Avenida Castelo Branco, foi finalizada com recursos próprios da Prefeitura de Guaraí, em 2020.

Os serviços de macrodrenagem foram feitos com tubos de 1 metro de diâmetro, devido a região acumular muita água das chuvas. Era uma antiga reivindicação dos moradores que conviviam com os transtornos causados pelas chuvas.

Praça no Setor Dantas

A comitiva que acompanhava as inaugurações seguiu para a praça do Setor Dantas. A obra em torno das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Aluísio Tenório Marques, recebeu o nome de Praça Osvaldo Dantas de Sá, pela Lei nº 005/2019 de 24 de abril, aprovada pela Câmara Municipal de Guaraí.

Os recursos são do Programa de Mobilidade Urbana e Trânsito, e foram adquiridos por meio de uma emenda do senador Ataídes Oliveira, que resultou na construção de duas praças. No total foram investidos R$ 500 mil, sendo R$ 493 mil de repasses e R$ 6.900 de contrapartida da Prefeitura, para as praças no Dantas e Alto Alegre.

Prefeitura de Guaraí segue investindo em lazer: construção de Praça no Setor Alto Alegre em ritmo acelerado

Cerimônia de inauguração da Praça no Setor Dantas, em torno da Unidade Básicas de Saúde (UBS) Aluísio Tenório Marques: prefeita Lires Ferneda discursa após o descerramento de placa.

Energia Solar

A Praça do Setor Dantas conta com tecnologias inovadoras e de última geração. Nos postes foram instaladas iluminação gerada por placa de energia solar (captação de energia pela luz do sol) , além da tecnologia LED (Light Emitting Diode), que significa: Diodo emissor de luz.

Economia de energia

O sistema de iluminação da praça conta também com sensor de economia de energia. De forma geral, os sensores de movimento detectam a energia infravermelha que nosso corpo produz em forma de calor. Na ausência, o sistema opera em modo stand-by, diminuindo o volume de energia, não se desliga totalmente, e aumenta sua potência de acordo com a presença de pessoas.

Playground e Academia ao Ar Livre

Está previsto um colchão de areia para instalação de playground e Academia ao Ar Livre, benefícios que serão executados posteriormente com recursos próprios do município.

A prefeita Lires Ferneda lembrou da situação precária de ruas e avenidas do Setor Dantas, antes da pavimentação: as avenidas Castelo Branco e Duque de Caxias e as ruas do Silêncio e da Paz.  Ela defendeu a valorização do bem-estar social das pessoas. “Esta pavimentação trouxe qualidade de vida aos moradores daqui e à população. Em quatro anos, surgiu uma nova Guaraí. Chegamos perto de 100 mil metros quadrados de obras de pavimentação asfáltica e com bloquetes.”

Mais investimentos em pavimentação

Segundo a prefeita Lires Ferneda, Guaraí conseguiu recursos para obras de pavimentação em torno de 8 milhões, cujos projetos estão em fase de elaboração e serão executados na próxima gestão. Outros foram concluídos durante este mandato. “Apostamos no planejamento e execução de obras desde o primeiro dia que assumimos a gestão”, disse.

As inaugurações contaram com a presença de moradores, do vice-prefeito de Guaraí Donizete Rocha e de sua esposa Desismar Rocha, a prefeita eleita de Guaraí Fátima Coelho, vereadores Mikéias Feitosa e Walter Medeiros, secretário municipal de Administração, Planejamento, Finanças e Habitação Raimundo Pessoa, do ex-prefeito de Guaraí Genésio Ferneda, além de servidores públicos.