Vacinação em Guaraí não prioriza proprietários de estabelecimentos; estão sendo vacinados profissionais de saúde e idosos, independentemente de suas hierarquias

Vacinação contra Covid-19 imunizou profissionais de saúde, sendo eles, da rede pública ou privada, de acordo com a disponibilidade das doses.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece dúvidas e questionamentos em relação aos critérios de vacinação em Guaraí:

Em relação a suspeita de um proprietário de estabelecimento de saúde, vacinado contra Covid19, o Setor de Imunização esclarece que: se o profissional de saúde comprovar que atua na linha de frente, tem formação em sua área de atuação, nesse caso, não é levado em conta, ou discrimina-se, sua hierarquia nos consultórios, farmácias, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos.

O município reforça que a vacinação segue fielmente, com critérios rigorosos, as regras estabelecidas para os grupos de risco, tudo de acordo com o Plano Nacional e Estadual.

Os idosos estão sendo vacinados com a Sinovac, de acordo com recomendações. Já os profissionais de saúde, estão sendo vacinados com a Coronavac, e a de Oxford (AstraZeneca).

Guaraí, foi um dos primeiros municípios a prestar contas, com transparência, das doses recebidas contra a Covid19.

Vacinômetro

Em Guaraí, 888 pessoas já foram imunizadas, 607 profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19, e 281 idosos acima de 80 anos. No total, o município já recebeu 1.366 doses, incluindo a Sinovac e Oxford/AstraZeneca.

Nota Técnica do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Tocantins (CRF)

O CRF-TO, após questionamentos, defendeu a inserção dos farmacêuticos que atuam no setor público e privado de Guaraí.

“Tendo em vista que estes profissionais atuam na linha de frente contra a Covid19. Conforme o Ministério da Saúde, o farmacêutico também é um profissional de saúde”, esclareceu o CRF-TO.