Vacinação de 79 anos começa em Guaraí; entenda como funciona o estoque de doses contra Covid19

Vacinas são recebidas por faixas etárias e grupos de riscos, não podendo ser destinadas para os demais

Desde que começou a receber as primeiras doses da vacina contra Covid19, em 20 de janeiro, a equipe de imunização de Guaraí tem seguido orientações da Secretaria Estadual de Saúde. As doses recebidas, até agora, foram destinadas aos profissionais de saúde e idosos acima de 80 anos, não sendo autorizado o uso do estoque nas demais faixas etárias.

Nesta semana, Guaraí recebeu mais 46 doses para vacinação dos idosos de 79 anos. Com quantidade insuficiente para essa faixa etária, a equipe de imunização está adotando os critérios de riscos e comorbidades, levantados pelas unidades de saúde do município.

Nesta sexta-feira (19) chegaram mais 104 para vacinação da 2ª dose aos profissionais de saúde e idosos (80+), seguindo o plano de imunização e orientações da Secretaria Estadual da Saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o estoque de vacinas divulgado pelo município são da 2ª dose, não podendo ser destinado para 1ª dose, além de vacinas que estão aguardando pessoas que ainda estão se recuperando das sequelas pela Covid19, e precisam esperar pelo menos 30 dias, dentre outros casos em que servidores da saúde possuem imunidade reduzida e precisam de liberação médica.

Total recebidas: 2.176 doses

Doses aplicadas em idosos com mais de 80 anos:

1ª dose: 404

2ª dose: 176

Doses aplicadas em profissionais de saúde:

1ª dose: 608

2ª dose: 245

Doses aplicadas em idosos 79 anos:

1ª dose: 20

em estoque: 26 em estoque

Estoque com doses 80+ e profissionais da saúde:

1ª dose: 53

2ª dose: 644

*dados sujeitos a alterações

Guaraí conta com 286 pessoas nas faixas etárias de 75, 76, 77,78 e 79 anos. Até agora, o município recebeu 46 doses para esse público, com a vacinação iniciada imediatamente pelos prioritários de 79 anos.

Prefeitura de Guaraí inicia processo de adesão ao consórcio de municípios para aquisição de vacinas contra Covid19

Nesta semana, a Prefeitura de Guaraí deu início ao protocolo de intenções para adesão ao consórcio de municípios brasileiros, inclusive do Tocantins, com o objetivo de aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos de saúde contra Covid19.