Guaraí 51 anos: aniversário do município é comemorado neste domingo, 11 de abril

Localizada no coração Tocantins, às margens da BR-153, o município de Guaraí conta com mais de 26 mil habitantes e está entre as oito maiores cidades do Estado. Completando 51 anos de emancipação política, infelizmente, o governo municipal não realizará programação comemorativa, em razão da pandemia pelo novo coronavírus.

Regravação Hino de Guaraí

O Hino de Guaraí foi regravado por 10 artistas guaraienses. A produção também ganhou um clipe. Nas imagens é possível ver os artistas em paisagens conhecidas em Guaraí.

Carro de som com Hino de Guaraí

Seguindo recomendações da Vigilância Sanitária, a Prefeitura de Guaraí optou pela circulação de um carro de som com a benção de um pastor, e um outro veículo com a benção do padre.

O Hino de Guaraí foi regravado na voz de artistas da terra, e será tocado em carro de som por todas as regiões do município.

Paineis comemorativos

A Prefeitura de Guaraí também instalou paineis de lona em ground, tamanho 5 x 3, nos pontos centrais do município, em comemoração ao 51º aniversário.

Civismo

Quem chega em Guaraí pela BR-153, sentido Sul, pode vislumbrar o mastro de 20 metros de altura com uma enorme bandeira do município tremulando no horizonte. O conjunto da obra cívica foi instalado pela Prefeitura de Guaraí, visando o aniversário do município.

Medindo 3,60m x 5m, pela sua altura e tamanho, a bandeira do município pode ser vista de longe.

História

Localizada no coração do Estado do Tocantins, às margens da BR-153, Guaraí tem sua história relacionada com a construção da rodovia, também conhecida como Belém Brasília.

De acordo com a historiografia, tudo começou quando o comerciante Leôncio de Souza Miranda, em 1937, residente em Pedro Afonso, percebeu uma forte concorrência no comércio local, transferiu-se para à margem esquerda do Rio Tocantins, a atual Tupirama.

A região de Guará atraiu uma grande quantidade de famílias. Essa movimentação fez com que, em poucos anos, o povoado de Guará ultrapassasse Tupirama e se tornasse mais importante economicamente e populacional.

Território

Com 2.268,147 Km², o que corresponde a 0,82% da área territorial, Guaraí é considerado um dos polos agrícolas do estado. A cidade é cortada pela Ferrovia Norte-Sul.

Origem do nome Guaraí

Originou-se da palavra guará, uma homenagem a grande quantidade desse animal que era muito comum na região – acrescido da letra I, que em Tupi-Guarani significa pequeno, ou seja, guará pequeno.