Guaraí 51 anos: Saúde divulga balanço das ações nos 100 dias de gestão

Linha de frente contra a Covid19, os profissionais de saúde de Guaraí adotam estratégias diferenciadas para conter o avanço da doença. As ações de testagem em massa da população guaraiense, o agendamento para vacinas (evitando aglomeração nas UBSs), o serviço TeleCovid, ampliação do atendimento em unidade de saúde para casos suspeitos, são algumas das referências técnicas adotadas.

Confira os dados dos investimentos e serviços executados pela Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nesses 100 primeiros dias de gestão.

Consultas médicas e enfermagem

Na atenção básica, nos 100 dias de gestão, as oito unidades de saúde do município realizaram mais de 6 mil consultas médicas, além de 4.605 atendimentos de enfermagem e 4.903 procedimentos.

Serviços odontológicos

A saúde bucal do município realizou o total de 11.897 atendimentos e procedimentos odontológicos em 2021.

Farmácia Municipal

Em 2021, foram investidos R$ 81.308,00 na aquisição de medicamentos para pacientes de doenças crônicas e uso contínuo, sendo: R$ 43.897,00 com recursos próprios do município, e R$ 37.411,00 de recursos federais e estaduais.

TeleCovid e Vigilância Epidemiológica

Nos 100 dias de gestão, foram 1.303 consultas para pacientes com suspeita de Covid19, atendimento oferecido por meio do TeleCovid Guaraí. 960 testes rápidos realizados em ações de rastreamento, com testagem em massa da população e educadores.

Vigilância Sanitária Municipal

A Vigilância Sanitária realizou 34 inspeções, 111 atendimentos por denúncias. 139 atividades educativas, participou de 20 ações em conjunto com forças policiais e Adapec, e executou 7 instaurações de processos administrativos sanitários, somente em 2021.

Exames

O Laboratório Municipal realizou 14.220 exames nas áreas de hematologia, bioquímica, imunologia, urinálise e parasitologia. Só para detectar casos de Covid19, foram 1.014 testes rápidos e 682 coletas de exame RT-PCR (Lacen).

Totalizando 2.351 pacientes atendidos em 2021.

Vacinas contra Covid19

3.796 doses recebidas, num total de 3.293 doses aplicadas, em idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde da rede pública e privada, e forças policiais. O estoque conta com reserva para a segunda dose.

Doação de equipamentos

Em março deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde entregou equipamentos para combate à malária aos agentes de saúde e endemias. Os materiais foram doados pela empresa Novo Estado Transmissão de Energia S.A (Engie Brasil).

Ampliação do horário de atendimento Covid-19

No último mês, o atendimento na UBS José Lomazzi Filho, localizada na Avenida Tiradentes, foi ampliado para exclusividade aos pacientes com sintomas de Covid19, das 18h até 21 horas, de segunda a sexta.

Consórcio para compra de vacinas

A prefeita Fátima Coelho deu início ao processo de adesão de Guaraí ao protocolo de intenções, do consórcio de municípios brasileiros, inclusive do Tocantins, com o objetivo de aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos de saúde contra Covid19.

Após análise e estudo criterioso das estratégias adotadas pelo consórcio de municípios, liderados pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a prefeita Fátima Coelho decidiu deu início ao protocolo de intenções.

Guaraí 51 anos

Hoje, sábado (10), o governo municipal completa 100 dias de gestão e, no domingo, o município comemora 51 anos de emancipação política.

Os serviços executados pela administração pública, com as ações dos 100 dias de gestão, foram considerados pelo governo municipal como dupla comemoração, alinhado ao aniversário de Guaraí.

“Parabéns, Guaraí! Nesses 100 dias de gestão, ouvimos a população e aplicamos os recursos pensando no melhor para desenvolvimento humano, saúde e bem-estar no nosso município”, considerou o secretário municipal de Saúde, Emival Nunes da Fonseca.

“Aceitei a missão de ser prefeita para cuidar dos guaraienses. Nesses 100 dias de gestão, decidimos realizar um balanço com os números e ações, embora entendemos que todo serviço, seja público ou privado, precisa avançar. Parabéns, Guaraí! O melhor presente é o cidadão poder contar com a administração pública. Estamos prontos para atender.