VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA PARA CÃES E GATOS INICIA EM GUARAÍ; CONFIRA CRONOGRAMA E LOCAIS

A Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí iniciou nesta segunda-feira (17/05) a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. Por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a imunização segue até o final deste mês de maio (31/05).  

O trabalho de imunização teve início na zona rural do município. Equipes com técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão percorrendo toda a área rural levando a imunização.

Para a campanha, Guaraí recebeu 4.999 doses da vacina. De acordo com o CCZ, a estimativa é de vacinar cerca de 4.850 animais no município, entre cães e gatos. Na região urbana são 2.283 cães e 1.480 na zona rural. Os gatos são 1.087 nas localidades urbanas e rurais.

Orientações CCZ

O CCZ de Guaraí orienta que, na hora da vacinação, os cães estejam com coleira e guia. Os gatos devem estar em caixas de transporte apropriadas. Os animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira.

Confira o cronograma com datas e locais para levar cães e gatos para vacinação

Para mais informações, o CCZ fica localizado na Avenida W5, no Setor Aeroporto, ao lado do Colégio Estadual Irineu Albano, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Contato: (63) 3464-1624

O que é a raiva em animais?

A raiva é uma zoonose causada por um vírus que acomete o sistema nervoso central do hospedeiro, sendo transmitido a ele através da mordida, lambida ou ferida de um animal infectado. Por isso, a vacinação de animais domésticos é de grande importância para o controle desta zoonose.

É importante que a população se conscientize para a necessidade de manter atualizado o cartão de vacinação contra a raiva do seu animal. Essa é uma zoonose transmitida ao homem pelo contato do vírus rábico através da saliva do animal infectado, sendo cães e gatos os principais responsáveis pela cadeia de transmissão em área urbana.

O CCZ alerta ainda que, além dos animais domésticos, os morcegos também representam sério problema de saúde pública, pois mantêm em circulação o vírus rábico, sendo sua presença diretamente influenciada por intervenções e modificações ambientais feitas pelo próprio homem.

CCZ de Guaraí incentiva adoção de cães e gatos nas redes sociais

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo