NA ZONA RURAL DE GUARAÍ, PREFEITA FÁTIMA COELHO ACOMPANHA PERFURAÇÃO DE CACIMBAS PARA PISCICULTURA

A prefeita Fátima Coelho esteve na terça-feira (18) acompanhando os serviços públicos executados em regiões rurais. Na ocasião, ela presenciou a perfuração de cacimbas, na comunidade do Lajedo, realizado com a nova escavadeira hidráulica que o município recebeu recentemente.

Guaraí recebe escavadeira hidráulica para reforço nas obras de infraestrutura urbana e rural

“São serviços essenciais em apoio aos pequenos produtores que sobrevivem da agricultura familiar, uma forma de combater à seca, que tanto castiga a produção agrícola”, refletiu a prefeita Fátima Coelho.

Embora as cacimbas são destinadas para o cultivo de peixes, por meio do projeto do município em apoio à piscicultura, elas também têm o objetivo de sustentabilidade no fornecimento de água para o rebanho animal, que tanto sofre os efeitos da estiagem que se aproxima.

Preservação ambiental

Todo o trabalho de escavação das cacimbas passa por uma análise técnica e segue o Código Florestal. Para isso, é realizado o estudo de preservação ambiental. As cacimbas são perfuradas com mais de 120 metros de distância dos mananciais.