COM PERÍODO LETIVO AO FIM, GUARAÍ DECIDE SEGUIR COM AULAS NÃO PRESENCIAIS NA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL

Em relação às aulas na Rede Estadual, após reunião com professores, e avanço da Covid19, Município decide por decreto mantendo modelo não presencial

Decisão pode mudar no retorno do 2º semestre, dependendo da situação da Covid19 no Município

A Prefeitura de Guaraí, em decisão conjunta com equipe pedagógica, comunidade escolar, e Comitê de Enfrentamento contra a Covid19, decidiu seguir com as aulas não presenciais (remoto) para as escolas municipais.

Em relação às aulas na Rede Estadual, o Município decidiu pela continuidade do modelo não presencial. O Decreto Nº 1.603/2021, publicado nesta terça-feira (25), mantém o ensino remoto nas escolas estaduais e municipais (com atualização e edição em 25/05/2021).

A prefeita Fátima Coelho recebeu, nesta segunda-feira (24), um grupo de professores da Rede Estadual. Eles alegam que as escolas estaduais não estão em condições sanitárias para receber os alunos, e que ainda não foram vacinados contra Covid19.

Rede Municipal

No caso da Rede Municipal, a continuidade da medida levou em consideração a proximidade de encerramento do 1° semestre letivo, previsto para o dia 25 de junho, além do aumento de casos ativos de Covid19, atualmente, com 102 ativos no município.

“Seguimos o nosso Calendário Escolar, da rede municipal de educação, com início das aulas em 18 de fevereiro de 2021, cumprimos todas atividades no modelo remoto, tendo respaldo e aprovação pelo Conselho Municipal de Educação. Estamos próximos ao final do semestre letivo, restando aproximadamente 20 dias para encerramento do 1° semestre”, justificou o secretário municipal de Educação e Cultura, Sebastião Mendes.

Sendo assim, uma nova decisão ficou para o retorno do 2° semestre letivo de 2021, que será considerado a situação da Covid no município.

Situação da Covid no município

Nesta segunda-feira (24), Guaraí registrou 25 novos casos, acumulados de sábado (22) e domingo (23), chegando a 102 casos ativos de Covid no município.

Rede privada

Com base em acompanhamento e informações técnicas, as aulas na Rede Privada seguem no modelo presencial, de acordo com o plano de contingenciamento apresentado pelas escolas, devendo seguir a capacidade de até 50%, sendo também optativo a decisão dos pais, explicou o superintendente da Vigilância Sanitária de Guaraí, Wellington Sousa.

Pesquisa Undime

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins(Undime/ TO) lançou uma pesquisa aos municípios tocantinenses, com a seguinte pergunta: Já retornou às aulas presenciais? Até o momento, 83 cidades participaram, sendo que, 90,4% informaram que não retornaram, e 9,6% responderam pelo retorno presencial.

Modelo de aulas remotas no município

O modelo remoto, adotado pela rede municipal de educação de Guaraí desde 18 de fevereiro de 2021, segue com plataforma digital, atividades impressas, grupos de WhatsApp, vídeo conferência, além de ferramentas pelo Google Meet e Zoom, de uso gratuito, de maneira que as aulas online ficam gravadas e disponibilizadas nos meios digitais (Google Classroom e Youtube).

Atividades impressas

Para os alunos sem acesso à internet, a rede municipal de educação continua disponibilizando atividades impressas. Os veículos da Secretaria Municipal de Educação levam até os alunos das escolas rurais.

Para os alunos das escolas urbanas, caso não possuam acesso à internet, as escolas disponibilizam um calendário para os pais buscarem as atividades nas unidades educacionais.

No geral, as escolas estão disponibilizando atividades impressas para todos os alunos da rede municipal de educação.

About ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO