PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAÍ DO 1° QUADRIMESTRE DE 2021

A Prefeitura de Guaraí realizou, na última nesta sexta-feira (28), a prestação de contas do 1º quadrimestre de 2021, primeira da gestão da prefeita Fátima Coelho (2021/2024).

Com o objetivo de melhor transparência, a prestação de contas foi dividida por pastas que administram o município.

Acompanhe os investimentos executados pela Secretaria Municipal de Educação de Guaraí, nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril.

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA ÍNTEGRA

Recursos

Nos quatro primeiros meses de 2021, o Fundo Municipal de Educação recebeu um total de R$ 4.278.711,96 milhões, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Despesas

Com pagamento de pessoal e encargos sociais, materiais de construção, materiais de expediente, de limpeza, higiene, proteção e segurança. Itens de manutenção de veículos, combustíveis, energia elétrica, esgoto, telefonia fixa e móvel, serviços de contabilidade, aparelhos de tecnologia e equipamentos.

No mais, aquisição de kits de alimentação escolar, além de produtos da agricultura familiar (leite, farinha e banana), entregues para famílias dos mais de 2 mil alunos matriculados na rede municipal de educação.

Num total de R$ 4.420.966,95 milhões em despesas.

Adaptação da estrutura escolar para prevenção contra Covid19

Início do período letivo

As aulas nas escolas municipais iniciaram em 18 de fevereiro de 2021, no formato não presencial (remoto), através da plataforma digital, atividades impressas, grupos de WhatsApp, canais do youtube e videoconferência, além da oferta via plataforma Google Meet e Zoom. Sendo que, as aulas online ficam gravadas e disponibilizadas nos meios digitais (Google Classroom e Youtube).

Ampliação do programa de matrículas online

A Rede Municipal de Educação de Guaraí, em 2021, ampliou o programa de matriculas online, com a reorganização do sistema para gerenciamento das vagas, redistribuido de acordo com as demandas por unidade escolar e o endereço dos alunos.

Notebooks são os novos reforços para o apoio pedagógico nas escolas municipais de Guaraí

Em 2021, as escolas municipais de Guaraí receberam 55 notebooks e equipamentos de mídia para reforço no apoio tecnológico das atividades pedagógicas.

Foram investidos cerca de R$ 500 mil para aquisição dos notebooks, aparelhos de Data Show, impressoras, e demais acessórios estruturantes para o espaço escolar e adequações na infraestrutura educacional.

Levantamento das necessidades de adequação das escolas para os protocolos de segurança contra Covid19
A área técnica de engenharia da Prefeitura de Guaraí realizou levantamento das necessidades de adequações das escolas municipais para atender aos protocolos de segurança, recomendados pelos órgãos de saúde.

Melhoria na infraestrutura escolar

A Secretaria Municipal de Educação realizou manutenção necessária em banheiros, telhados, rede elétrica, hidráulica, e ações de segurança contra Covid19 e da estrutura escolar.

Aquisição de insumos para segurança contra Covid19

Foi necessário investimentos em materiais de expediente, proteção, limpeza, higiene e sanitização, além da instalação de equipamentos que visam segurança e prevenção contra Covid19.

Sanitização em todas as escolas municipais

Foi realizado sanitização das oito escolas municipais. Medida com o objetivo de garantir a segurança dos alunos e profissionais da educação.

Investimentos em equipamentos

10 novos aparelhos de ar condicionado com potência de 12, 18, 24 e 30.000 BTUs, além de 20 ventiladores e squeeze para as escolas municipais. Ações de planejamento para o retorno das aulas semipresenciais.

Famílias de alunos das escolas municipais de Guaraí recebem alimentos da agricultura familiar

A Secretaria Municipal de Educação entregou alimentos da agricultura familiar para alunos das escolas municipais. Os produtos foram adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e divididos entre as famílias dos 2.111 alunos matriculados na rede municipal.

Foram mais de 1.800 famílias foram beneficiadas com os alimentos: leite, farinha e banana. No total, foram 2.111 litros de leite, 1.336 kg de farinha de mandioca, e 4.222 kg de banana.

Prefeita Fátima Coelho destaca ações nos 100 dias de gestão: “temos muito trabalho pela frente”