APÓS UM ANO E QUATRO MESES, 50% DOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GUARAÍ RETORNAM ÀS AULAS PRESENCIAIS

As aulas presenciais nas escolas municipais de Guaraí estavam suspensas desde o dia 16 de março de 2020, período que marcou o início da pandemia causada pelo Coronavírus. Após um ano e pouco mais de quatro meses, os alunos retornam ao ambiente escolar.

Todas as oito escolas da da Rede Municipal de Educação de Guaraí (sendo um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI) reabriram nesta segunda-feira (02/08) para receber parte das crianças pelo ensino híbrido, formado por 50% das turmas nesta primeira semana e os outros 50% a distância, revezando as turmas semanalmente.

São cerca de 2,3 mil estudantes que vão retornar presencialmente às salas de aula de forma escalonada.

Antes, o Calendário Escolar da Rede Municipal de Educação foi por meio do ensino remoto, pelo sistema on-line e atividades impressas, cumprindo 100% do período letivo do 1° semestre de 2021, desde  fevereiro a junho.

Investimentos

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura investiu para aquisição de itens para prevenção ao novo coronavírus e produtos de limpeza.

“Foram adquiridos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais da educação, máscaras para professores e estudantes, além de itens de limpeza, totens de álcool em gel e termômetros, tapetes sanitizantes. Além disso, todas as unidades já haviam recebido serviços de sanitização para matar fungos, vírus e bactérias”, explicou o secretário da pasta, Sebastião Mendes.

Além disso, as escolas estão equipadas com dispensadores de sabão líquido em diversos locais, além de álcool em gel nos pontos de maior circulação de pessoas. Nas entradas das escolas foram instalados pia e totem de acionamento por pedal para higienização das mãos com álcool em gel, assim como tapetes sanitizantes nas portas que dão acesso às unidades educacionais.

Vacinação dos profissionais de educação

Os mais de 320 trabalhadores da educação no município já foram vacinados com pelo menos a primeira dose da vacina contra Covid-19. São profissionais que atuam nas seguintes unidades educacionais: JK, Aquarela, Maria do Socorro e Leôncio de Sousa, Sossego da Mamãe, Luiz de Camões, Euclides da Cunha, São Miguel, Transporte Escolar, SEMEC.

Prefeita Fátima Coelho vistoria retorno das aulas

A prefeita Fátima Coelho fez questão de visitar cada uma das escolas municipais da cidade. Na ocasião, a chefe do Poder Executivo fez a entrega de squeezes, novos livros didáticos e máscaras aos alunos.

“Estamos retornando aos poucos, com muita prudência, de forma semipresencial, mas não vamos baixar a guarda. Nesta primeira semana, os educadores trabalharão com o novo sistema de adaptação e comportamento para alunos no ambiente escolar. Para eles (crianças), é tudo muito novo, novas regras, sem contato físico e a parte da higienização”, detalhou a prefeita Fátima Coelho.